São Paulo, segunda-feira, 20 de setembro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Alíquota zero
Em encontro na Abdib na semana passada, o secretário de Ciência e Tecnologia de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, acenou com a possibilidade de reduzir a zero alíquotas de imposto para atrair empresas fornecedoras de bens e serviços e criar um pólo regional para o setor naval.

Apoio
A indicação foi bem-vista pelos empresários que estiveram com Meirelles na Abdib. Segundo Paulo Godoy (Abdib), a entidade pretende ajudar a ampliar a capacidade de produção e o componente tecnológico das companhias nacionais para permitir a maior participação delas nas próximas encomendas.

Seguro popular
Mais de 1,5 milhão de pessoas de baixa renda passaram a ter, nos últimos seis meses, um seguro de vida. O sucesso do novo produto animou a Superintendência de Seguros Privados, que agora quer estimular as seguradoras a criar apólices populares destinadas a carros com mais de cinco anos de uso.

Shopping center
A Renasce, que administra os shoppings dos grupos Multiplan e Bozano, Simonsen C, ganhou pela segunda vez o prêmio de Excelência em Gestão da Associação Brasileira de Shopping Centers.

Engrossando o coro
Comentário de Guilherme Lacerda, presidente do Funcef, sobre a decisão da semana passada do Copom de elevar a taxa de juros: "Essa taxa de juros estimula o ganho fácil de dinheiro e dificulta os investimentos no setor produtivo de que o país tanto precisa". Para Lacerda, "a equação não bate".

De mudança
Norbert A. Platt, que dirigiu a Montblanc nos últimos dez anos, é o novo CEO do Grupo Richemont, a holding que integra, além da Montblanc, marcas como Cartier, Vacheron Constantin e Dunhill.

Nova linha
A Spirit lança mais uma linha de ventiladores, a Zayt, que mantém o design arrojado e a utilização de material ecologicamente correto. Os preços, no entanto, são mais competitivos. A expectativa da empresa é que sejam vendidos 300 mil ventiladores neste ano.

Meia entrada
Após três anos promovendo 50% de desconto para os portadores da carteira mundial do estudante, a Pizza Hut registra 14% de participação desse público na receita em São Paulo. "Dos 5 milhões de clientes que atendemos anualmente, 700 mil se beneficiam da promoção", diz o diretor Reynaldo Zani.

Emissão
O Banco Schahin anuncia sua primeira emissão pública de títulos no mercado externo. A captação fechada em US$ 18 milhões obteve ótima receptividade. A demanda inicial foi duas vezes maior do que a oferta original, de US$ 10 milhões.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Na direção correta

A disposição de aumentar o superávit primário e cortar despesas do setor público para evitar a alta dos juros é sinal de que acendeu a luz correta no governo, segundo Delfim Netto (PP-SP). De acordo com ele, finalmente o governo percebeu que o peso do ajuste não pode ser apenas sobre a política monetária. Até porque o papel dos juros no combate à inflação é deficiente e só irá prejudicar a recuperação do crescimento. Ou seja, sem o corte de despesas, há o risco de o país voltar a ter recessão com inflação. Para Delfim, só há mesmo um caminho, que é o de cortar as despesas do setor público e deixar o setor privado produzir o crescimento. "Na sua arrogância, o Banco Central finalmente entendeu que não tem condições de reduzir a inflação com os juros sem comprometer o crescimento", diz. "A maior demanda que precisa ser cortada é do setor público."


Próximo Texto: Cresce oferta de emprego para mais velho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.