São Paulo, quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC britânico recebe críticas por ajuda a banco

DA REDAÇÃO

O presidente do Banco da Inglaterra (o banco central do Reino Unido), Mervyn King, foi criticado por vários analistas e jornais britânicos ao ajudar o banco Northern Rock. Na semana passada, o comandante do BC britânico prometeu que não iria intervir no mercado.
Ontem a entidade voltou a tornar disponível mais dinheiro para os bancos pegarem emprestado: dessa vez 10 bilhões de libras esterlinas. No dia anterior, ele já tinha emprestado outros 4 bilhões de libras.
Na semana passada, com as filas de clientes querendo sacar seus depósitos crescendo diante das agências do banco Northern Rock, o governo britânico prometeu que todos os depósitos na instituição estão "a salvo e garantidos".
"Caso seja necessário, nós e o Banco da Inglaterra colocaremos em prática os ajustes que garantirão todos os depósitos existentes no banco Northern Rock durante a atual instabilidade nos mercados financeiros", disse na ocasião o ministro das Finanças, Alistair Darling.
As ações do Northern Rock, que tiveram leve alta anteontem após fortes quedas nos dois dias anteriores, voltaram a cair ontem.


Texto Anterior: Crise faz lucro do Morgan Stanley diminuir 17%
Próximo Texto: Petróleo tem novo recorde, de US$ 81,93
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.