São Paulo, terça-feira, 20 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

ATRASO
O Paraná deveria ter de 20% a 25% da área de soja semeada neste período do ano. Está com apenas 5%, devido ao excesso de chuvas. Como ainda há previsão de continuidade das chuvas nas duas próximas semanas, o plantio deve ser retardado em até quatro semanas.

TEM DE PLANTAR
Esse cenário pode não ser bom, segundo o analista José Pitoli, principalmente porque se ocorrer um veranico pelo meio do caminho a produtividade fica comprometida. "Mas o produtor tem de seguir adiante e plantar", diz ele.

AJUSTE DE MERCADO

Após uma boa sequência de altas, o frango voltou a cair nas granjas paulistas. A avaliação do mercado é que a procura já não está tão forte como nas últimas semanas. O quilo da ave viva recuou para R$ 1,50.

PRIMEIRO CASO
O Departamento de Agricultura dos EUA confirmou o primeiro caso de H1N1 -a chamada gripe suína- em suínos no país. Os EUA somam-se a Canadá, Austrália, Argentina, Irlanda, Reino Unido e Noruega, que já detectaram o vírus.

SINAIS DO NOVO CICLO
A arroba de carne bovina subiu em 2008, a taxa de abate de fêmeas caiu e o bezerro teve forte elevação. Isso é sinal de mudança de ciclo no setor, diz o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).

CONSTATAÇÃO

Para saber o que ocorre no setor, o Imea foi a campo e constatou que mais de 50% dos entrevistados avisaram que estão migrando da atividade de engorda para a de cria.

NOVO CENÁRIO
A ocorrência dessa migração será uma oferta maior de animais. O setor pode entrar em um novo ciclo de baixa se não houver crescimento das demandas interna e externa, avaliam os técnicos do Imea.

CHEGA AO CONSUMIDOR
Pesquisa feita semanalmente pela Folha indicou na semana passada que o reajuste do álcool já havia atingido 18% nos postos em apenas 30 dias. Os dados de ontem da Fipe confirmam essa elevação. Os preços da segunda semana deste mês são 17% superiores aos de igual período de setembro.

BALANÇO
As commodities agrícolas continuam ao sabor das avaliações do mercado. As perspectivas de atraso na colheita dos EUA voltaram a puxar os preços em Chicago. Nova York também fechou em alta.

MUITAS QUEDAS
As exportações do agronegócio perderam força neste mês. Dos dez principais itens exportados, só dois estão obtendo receitas maiores do que as de outubro de 2008: açúcar e fumo.


Texto Anterior: Medicamentos: Sanofi investirá US$ 45 mi em fábrica de genéricos no Brasil
Próximo Texto: Agrofolha
Produção recorde leva soja a "salvar" Estados exportadores

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.