UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANO DO DRAGÃO

Taxas desaceleram

Índices de inflação continuam em queda

DA SUCURSAL DO RIO

O IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor-15) de novembro caiu acentuadamente, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice registrou inflação de 0,17%. Em outubro, havia sido de 0,66%.
Também divulgado ontem, o IGP-10 registrou inflação de 0,45% em novembro, contra 0,67% em outubro, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Os preços que mais recuaram foram os do atacado.
Em São Paulo a taxa de inflação medida pelo IPC da Fipe também registrou queda. Nos últimos 30 dias até 15 deste mês, a taxa foi 0,37%. Com isso, a Fipe prevê que a taxa deste mês ficará em 0,20% (antes, 0,30% a 0,40%).
O IPCA-15 é visto pelos analistas de mercado como uma prévia do IPCA, índice oficial do governo que baliza as metas de inflação, apontando qual será a tendência do indicador no mês. Ambos têm a mesma metodologia -o que muda é o período de coleta.
O IPCA-15 é também, entre outros indicadores, considerado pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central na hora de decidir o rumo da taxa de juros. No acumulado de 2003 até novembro, o índice é de 9,36%.
Em novembro, três foram as principais razões para a redução do IPCA-15: a queda nos preços dos combustíveis, a desaceleração dos preços dos alimentos e o menor impacto das tarifas públicas.
Segundo o economista Carlos Thadeu de Freitas Filho, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), os preços livres -aqueles que respondem mais às taxas de juros- caíram em novembro e estão num nível que permite a continuidade na redução da Selic.


Texto Anterior: Bancos e comércio seguem o BC e diminuem as taxas ao crédito
Próximo Texto: Mercado financeiro: À espera do Copom, BM&F vive dia agitado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.