São Paulo, domingo, 20 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Tele nega práticas irregulares

DA SUCURSAL DO RIO

A Telemar, em declaração divulgada por sua assessoria, negou que tenha incorrido em prática anticoncorrencial ou desleal de mercado e disse que seus contratos de serviços com o setor público seguem os princípios comercial, da ética e do interesse público e as leis brasileiras.
A empresa sustenta que o "Voice Net", atestado por alguns sindicalistas como exclusivos da empresa, é um produto inovador no mercado brasileiro, que usa serviços de telefonia fixa e móvel em uma rede de voz corporativa, que permite economia de custo para os clientes de até 40%.
A empresa defende a validade das declarações emitidas pelos sindicatos dos telefônicos e a competência legal dessas entidades de representação trabalhistas para atestarem os serviços.
""No entendimento da companhia, o Sinttel, formado por trabalhadores e especialistas em telecomunicações de diversas empresas do setor, é entidade com competência para produzir parecer técnico [...]", afirma a nota.
Quanto ao fato de as declarações dos dirigentes sindicais terem respaldado a dispensa de licitação, a empresa diz que a lei nš 8.666, que trata das licitações públicas, admite atestados de inviabilidade de competição emitidos por sindicatos, federação e confederação patronais, ou por ""entidades equivalentes". Para a companhia, o sindicato dos trabalhadores seria uma entidade equivalente, capaz de atestar que a empresa é a única fornecedora de serviço. Diz, ainda, que os atestados foram aceitos em pareceres dos órgãos públicos contratantes.
Quanto à declaração da Anatel de que há muitos competidores com capacidade de fornecer serviço de comunicação corporativa, com integração de telefonia fixa e celular, e de que os órgãos públicos podem solicitar a ela informação sobre a oferta de serviços para suas licitações públicas, a Telemar afirmou que desconhecia essa atribuição da Anatel. ""Caso haja disponibilidade do órgão regulador para avaliar o caráter exclusivo de soluções de mercado, a companhia procurará esse caminho seguramente", declarou.


Texto Anterior: Outras empresas poderiam fazer serviço
Próximo Texto: Tecnologia: Novas empresas mudam internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.