UOL


São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula reconhece que os juros ainda estão altos

MURILO FIUZA DE MELO
ENVIADO ESPECIAL A ANGRA DOS REIS (RJ)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu ontem que os juros continuam altos no Brasil, embora, segundo ele, a taxa real seja a menor dos últimos nove anos.
A declaração foi dada dois dias após a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que reduziu em um ponto percentual a taxa Selic (de 17,5% para 16,5% ao ano). A pequena redução foi criticada por empresários.
"Mesmo os juros estando altos, nós temos hoje a menor taxa real de juros em nove anos no nosso país. Se ainda está alta, imagina como era antes de nós", afirmou Lula durante cerimônia de assinatura de contrato para a construção da plataforma P-52, da Petrobras, em Angra dos Reis (cidade a 150 km do Rio de Janeiro, no litoral sul do Estado).
Durante a campanha presidencial do ano passado, Lula prometeu construir a plataforma no Brasil. Para isso, foram alteradas regras de licitação da Petrobras com o objetivo de incluir a obrigatoriedade de um conteúdo nacional mínimo. A obra custará US$ 923 milhões e deverá gerar cerca de 2.500 empregos diretos.


Texto Anterior: PIB chega a R$ 1,1 tri até o fim de setembro
Próximo Texto: Mercado financeiro: Tesouro quer título prefixado mais longo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.