UOL


São Paulo, terça-feira, 21 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Índice

Bananas do tipo cavendish e maçã estão ameaçadas de extinção

DA REPORTAGEM LOCAL

Um das bananas mais consumidos no mundo, a cavendish -espécie de banana nanica- está ameaçada de extinção.
Essa é a previsão do Inibap (International Network for the Improvement of Banana and Plantain), sediado na França.
Segundo Émile Frison, responsável pela pesquisa, a proliferação em escala global de doenças como a sigatoka negra é a principal ameaça às lavouras de banana. Sobretudo na África e no Caribe, onde a cavendish é a variedade de banana dominante, além de representar um importante item na pauta de exportação.
A sigatoka negra, explica Frison, surgiu em regiões banhadas pelo Pacífico há 30 anos e hoje já atinge todos os países produtores da fruta. O único meio de combate à doença são pulverizações maciças de fungicidas- são necessárias cerca de 40 por ano. O procedimento, porém, encarece a produção e pode inviabilizá-la para os pequenos produtores.
O eventual abandono do cultivo da cavendish pode trazer um grande problema. A banana não produz sementes e a sua reprodução depende de mudas para sobreviver. "Outra solução é o melhoramento genético em laboratório, mas não há como criar variedades resistentes em pouco tempo. Isso pode comprometer, a sobrevivência dessa espécie", disse Frison à Folha.
No Brasil, é a banana-maçã que corre risco de desaparecer. "É crescente o número de plantas atacadas pelo mal-do-panamá e ainda não foi criada nenhuma variedade resistente", afirmou Raul Moreira, do IAC (Instituto Agronômico de Campinas).
Outra banana ameaçada pela sigatoka negra é a banana nanica. A doença chegou em 1998 na região amazônica. Porém, o IAC desenvolveu uma variedade resistente à doença.


Texto Anterior: Programa oferece certificado para produtores
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.