São Paulo, sábado, 21 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Índice

Mercado formal tem o melhor janeiro desde 92

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O mercado formal de trabalho -com carteira assinada- aumentou 0,43% em janeiro deste ano em relação a dezembro do ano passado. Foram criados 100,1 mil novos postos de trabalho. O resultado foi o melhor para o mês desde 1992. As informações foram obtidas no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e divulgadas pelo Ministério do Trabalho.
De acordo com o ministério, o aumento do número de postos de trabalho aconteceu principalmente na indústria, no setor de serviços, na construção civil e na agricultura.
Houve expansão do mercado de trabalho em quase todos os Estados. São Paulo teve o melhor resultado, com a criação de aproximadamente 37,5 mil postos de trabalho, seguido do Rio Grande do Sul (15,3 mil) e de Santa Catarina (13,6 mil).
Ainda de acordo com a análise, a criação de empregos ocorreu principalmente no interior dos Estados. Segundo o ministério, isso aconteceu devido ao bom desempenho das atividades ligadas ao agronegócio.
O aumento do mercado formal de trabalho impulsionou a arrecadação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Em janeiro, foram R$ 894,261 milhões - a melhor arrecadação para o mês dos últimos cinco anos.

Prazo
O governo prorrogou o prazo para os empregadores entregarem a Rais (Relação Anual das Informações Sociais) até o dia 5 de março. O documento serve para que o governo controle os registros do FGTS, a identificação do trabalhador com direito a PIS/Pasep, além do sistema de benefícios previdenciários.


Texto Anterior: Sindicatos: Centrais pleiteiam jornada menor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.