São Paulo, quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disney vende mais de 1 milhão de filmes no iTunes e já preocupa varejistas

MATTHEW GARRAHAN
DO FINANCIAL TIMES

A Disney comercializou 1,3 milhão de filmes por meio do serviço iTunes em apenas três meses e, criando pressão para que outros estúdios de Hollywood façam associação com o serviço digital da Apple.
A Disney começou a vender filmes por meio do iTunes em outubro de 2006. Mas outros estúdios têm resistido, especialmente por causa do medo de enfrentar grandes opositores, como as redes Wal-Mart e Target, responsáveis pela maior parte das vendas de DVDs nos Estados Unidos.
A rede Target já expressou preocupação com o efeito do "downloading" nas vendas e no preço dos DVDs. Mas Bob Iger, presidente-executivo da Disney, diz que a distribuição digital está "ampliando o consumo de mídia". E acrescenta: "A mensagem que queremos passar para os nossos parceiros tradicionais do varejo é que o bolo está crescendo".
Iger não acredita que o "download" de filmes pela internet vá canibalizar o mercado de DVDs. Ele cita que os filmes "Carros" e "Piratas do Caribe - O Baú da Morte", por exemplo, bateram recorde de vendas em DVDs.

Filão
Para Iger, o varejo tem suas razões para temer que a disponibilidade de filmes pela internet possa resultar em diminuição de seus negócios. "Mas, se nós não participarmos desse mercado, que é uma opção abraçada pelos consumidores, outros vão preencher esse filão".
O lançamento de "Piratas do Caribe - O Baú da Morte" e "Carros" no iTunes ajudou, segundo Iger, a puxar as vendas de filmes da Disney e ultrapassar a barreira de 1 milhão de "downloads".
A Disney também colocou programas de TVs no iTunes há um ano e já registra mais de 20 milhões de downloads.
As redes que vendem DVDs e as indústrias que fabricam DVDs informam que seus negócios estão em declínio.
Após anos de crescimento, esse mercado já alcançou a maturidade. Pali Capital, uma empresa de pesquisa, prevê que 2007 será o primeiro ano em que o gasto com DVDs vai cair nos Estados Unidos.


Texto Anterior: Internet prepara-se para era da Web 3.0
Próximo Texto: Pioneiro vê enorme potencial para negócios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.