São Paulo, terça-feira, 21 de março de 2006

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MODA

Fabricante fica para trás na tendência, que é forte na Europa e no Japão; concorrentes Adidas e Puma ganham espaço

Tênis discretos avançam, e Nike perde espaço

DO "FINANCIAL TIMES"

Na indústria de calçados, eles são conhecidos como "low-profile" (discretos), "fusion" (fusão) ou "lifestyle" (estilo de vida). Mas, para os consumidores, são simplesmente estilos que estão na moda, calçados que parecem tênis para praticar esportes mas que dão a sensação de sapatos.
O estilo -representado por marcas como Puma e Adidas- é a maior tendência atual na indústria de calçados. E a Nike, maior marca mundial do setor, está começando a perceber isso.
Geralmente uma definidora de tendências, agora a Nike tem de correr atrás das outras. John Shanley, analista do grupo financeiro Susquehanna, disse que a gigante dos calçados está "de dois a dois anos e meio atrasada". "Tem a ver com a ênfase histórica da empresa em calçados técnicos", ele disse.
Muitos modelos discretos lembram a silhueta de um sapato de corrida, mas geralmente não têm características técnicas como suporte para arco ou amortecedor.
Matthew Serra, executivo-chefe da Foot Locker, maior varejista de sapatos dos EUA, disse na semana passada a investidores que a Nike está "agressivamente" entrando nessa categoria. "Não há dúvida que a tendência à discrição é a principal no setor hoje", disse.
O motivo pelo qual os sapatos discretos estão em destaque é que os consumidores da Europa e do Japão, onde a Nike não está se saindo muito bem, estão rejeitando sapatos "chamativos" de alto preço, em favor dos estilos "low-profile", de preço menor. A Nike domina as vendas de calçados na faixa de preços mais alta.
Kate McShane, analista do Citigroup, disse que a Nike está aumentando sua "oferta de estilo de vida", mas que poderá levar algum tempo para ganhar força no mercado. "Se a Nike puxar o gatilho nos calçados discretos agora, não vai perder totalmente a tendência", disse McShane.
A própria Nike está mais animada. Uma porta-voz da empresa disse: "Tivemos um grande sucesso na Europa com nossos sapatos de perfil discreto, como os modelos Shox Rival, Sprint Sister e Zoom Blazer. Eles fazem parte da série de produtos de cultura esportiva que começamos a lançar em todo o mundo e tivemos grande sucesso nessa categoria."
No Japão, os negócios da Nike sofreram devido à concorrência e ao menor preço da Adidas, da melhor oferta de produtos da Asics e da forte tendência a produtos discretos, que não é o forte de sua oferta de calçados nesse país, disseram analistas.
Os EUA, porém, são outra história. A demanda por produtos chamativos -como o Air Jordan, marca de sapato mais vendida de todos os tempos- continua robusta, embora os consumidores procurem estilos mais discretos.
Jeffrey Edelman, analista do UBS, disse em um relatório que "o visual discreto continua crescendo em popularidade nos EUA", mas que a Nike "continua com penetração menor nessa categoria em todas as regiões".


Tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves

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