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BB ajusta foco e busca perfil mais popular
Banco criará canais de atendimento e lançará serviços voltados à baixa renda
Em cinco anos, instituição espera ter agências em todas as cidades do país; hoje, banco está presente em quase 4.000 municípios
EDUARDO CUCOLO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O Banco do Brasil vai criar
canais de atendimento exclusivos para clientes com renda de
até R$ 1.100. Embora representem hoje quase 70% do seu público, algumas dessas pessoas
ainda mantêm relação limitada
com a instituição.
Serão lançados também produtos mais baratos -na área de
seguros, por exemplo. O banco
espera ainda chegar a todas as
cidades do país e dobrar o número de correspondentes bancários até o fim do ano.
Essa é maior ação do BB nesse segmento desde a incorporação, em 2008, do Banco Popular, criado para atender clientes
com renda de até um salário
mínimo, mas que encerrou as
operações por dar prejuízo.
Agora, o banco está de olho em
um público maior, classificado
como "emergente".
Até o final do primeiro semestre, esses clientes vão contar com uma central de atendimento personalizada, com um
gerente que já atenda a esse público. Em julho, começa a troca
dos caixas eletrônicos do BB,
que terão menus diferentes para cada tipo de cliente.
A identificação é feita pelo
cartão da conta bancária. Para
esses clientes, haverá um número menor de opções no atendimento eletrônico, com destaque para os serviços mais utilizados (saldo, extratos e movimentação financeira).
"É preciso que esses canais
tenham uma linguagem que faça sentido para esse público",
diz o diretor de gestão de canais
do BB, Hideraldo Leitão. "Hoje,
se você entrar em um terminal,
há mais de 300 opções."
Em relação ao atendimento
feito pela internet e aos serviços prestados por telefone celular, ainda não há planos.
Outra medida é a expansão
dos postos de atendimento. Em
cinco anos, o BB espera estar
presente com agências em todas as cidades do país. Hoje, está em quase 4.000 municípios.
No curto prazo, há planos para dobrar o número de correspondentes bancários neste ano
por meio de acordos com estabelecimentos comerciais, como mercados e farmácias. O
banco também avalia aquisições nessa área, assim como foi
feito em 2009, quando foi fechado um acordo com o banco
Lemon. Em até dois meses, todos esses correspondentes vão
receber também a marca "Mais
BB" para facilitar a sua identificação pelos clientes.
Com a expansão desses postos e a abertura de agências, o
BB espera chegar a bairros que
não possuem hoje atendimento
bancário, principalmente em
favelas e periferias.
Bancos, além do BB, estão investindo para atrair esse público. No ano passado, o Bradesco
abriu uma agência em Heliópolis, um dos bairros mais populosos da capital paulista, e começou a operar com um posto
fluvial no Amazonas.
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