São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EFEITO GANGORRA
Bolsa eletrônica apresenta alta de 9,5%; índices da "velha" e da "nova" economia se descolam
Nasdaq encerra sua melhor semana

das agências internacionais

A Nasdaq (Bolsa dos setores tecnológico e eletrônico dos EUA) encerrou ontem a melhor semana de sua história, com valorização de 9,7%. Apesar de ter fechado com queda de 1,7%, ontem, a semana foi marcada pelas duas valorizações recordes registradas na segunda (6,5%) e na terça-feiras (7,19%).
Foi a primeira semana positiva na Bolsa eletrônica em um mês. No ano, porém, a Nasdaq acumula queda de 10,5%.
O resultado evidencia o caráter de "gangorra" das Bolsas americanas. A semana passada foi a pior já registrada pela Nasdaq, com perdas acumuladas de 25,3%. Somente na sexta-feira a Bolsa eletrônica perdeu 9,67%.
Os investidores foram às compras na semana, aproveitando que os valores das ações (pequenas frações das empresas) estavam baixos, devido às quedas sucessivas no mês.
A possibilidade de estar acontecendo uma inversão de tendência, no entanto, está descartada por analistas norte-americanos. "Papéis de tecnologia não me atraem. A tendência ainda está muito mais para venda do que para compra", disse Chris Guinther, que controla US$ 300 milhões de um fundo de investimentos em renda variável do Banc One Investment Advisors Corp.

Lados opostos
O mercado acionário dos EUA foi marcado por dois fatos principais ontem: a separação dos índices (Dow Jones e Nasdaq) e a diminuição no volume de negócios.
Desde o dia 11, Nasdaq e Dow trabalhavam no mesmo ritmo: quando uma caía, a outra seguia o caminho. Já quando uma subia, a outra também registrava alta.
Ontem, Nasdaq registrou queda, enquanto Dow Jones fechou em alta de 1,6%, a 10.844 pontos.
As ações da Nasdaq são conhecidas como termômetro da chamada "nova economia". Já Dow Jones (30 papéis mais comercializados na Bolsa de Nova York) representa as empresas tradicionais americanas, sendo chamado de índice da "velha economia".
Na semana, Dow acumulou alta de 5,2%.
Dow tem sido empurrada pelos bons resultados das empresas. Os lucros do primeiro trimestre que foram divulgados nesta semana ficaram acima das expectativas do mercado. Com isso, as empresas tiveram valorização em Bolsa. Além disso, o anúncio da união da American Express com a Wells Fargo animou o mercado.
Contudo o dia foi de poucos negócios. O volume de negociações caiu 11% em comparação a anteontem. Parte dos americanos já não trabalhou ontem, véspera do feriado . Cerca de 888 milhões de ações foram negociados -o segundo menor volume do ano.



Texto Anterior: Para Stiglitz, FMI ampliou crise na Ásia
Próximo Texto: Desemprego semanal no país é o menor registrado em 27 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.