São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Parceria...
Carlos Lessa e Darc Costa, presidente e vice do BNDES, almoçaram ontem, na Cidade de Deus (SP), com a diretoria do Bradesco. Lázaro Brandão e Márcio Cypriano -que preside a Febraban- também participaram do almoço. Os dois bancos acertaram uma parceria para aumentar os financiamentos às pequenas e médias empresas.

...de gigantes
A visita de Lessa e de Darc foi a primeira feita a um banco privado pela cúpula do BNDES no governo Lula. O Bradesco foi, no ano passado e nos primeiros três meses de 2004, o maior repassador de recursos do BNDES. Em segundo, vem o BB.

Bandeira...
Durante a conversa de cinco horas, o Bradesco cobrou do BNDES o fato de ter suprimido a intermediação dos bancos nos grandes financiamentos, em especial os empréstimos à Petrobras. O BNDES disse que não iria rever a decisão. Em 2003, essa medida foi motivo de polêmica entre os bancos e o BNDES.

...branca
Apesar da polêmica em relação aos grandes empréstimos, o clima do almoço foi bastante amistoso. Tanto o BNDES como o Bradesco defenderam a continuidade no processo de queda de juros para aumentar a participação do crédito no Brasil.

Posse
O empresário Antoninho Marmo Trevisan vai assumir a presidência da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, no próximo dia 7. No novo cargo, Trevisan promete lutar para mudar o tratamento contábil dado pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) à dívida pública brasileira.

Tecnologia
A Usiminas assina amanhã, em Minas, contrato de transferência de tecnologia com a NSC (Nippon Steel Corporation). A Usiminas quer se preparar para atender futuras exigências de seus clientes. O contrato será assinado pelo presidente da Usiminas, Rinaldo Campos Soares, e pelo presidente da Nippon Steel, Akio Mimura.

Brasil-China
O BNDES promove, na próxima segunda, no Rio, seminário para discutir a ampliação da parceria Brasil-China. Estarão presentes Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento), Carlos Lessa (BNDES) e o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. Também participarão os embaixadores da China no Brasil, Jiang Yuande, e do Brasil na China, Afonso Celso Ouro Preto.

Intercâmbio
O governo indonésio abriu um escritório de promoção em São Paulo e realizará, no Rio, a Feira da Indonésia, com exposição de seus produtos de exportação. O evento será na Firjan, entre os dias 17 e 19 de maio.

Em baixa
Levantamento do Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos de São Paulo aponta queda de 3% nas vendas na primeira quinzena de abril em relação a igual período de março.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

A meta de inflação

Uma eventual mudança da meta de inflação para 2005, acompanhada por um aperto fiscal mais elevado, traz dois riscos importantes, segundo o economista Roberto Padovani, da Tendências. O primeiro: o governo aumentar seu déficit de credibilidade e reduzir a capacidade de ancoragem das expectativas da política monetária. O segundo risco está em convencer os agentes econômicos de que uma nova meta fiscal é crível. Esse risco é particularmente elevado neste momento em que as pressões sobre a política fiscal vêm crescendo de modo importante. Para Padovani, o efeito líquido de uma mudança de metas fiscal e de inflação pode provocar resultados negativos nas expectativas em relação à inflação e ao crescimento.


Próximo Texto: Drible fiscal: Receita amplia CPMF de pessoas jurídicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.