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Hyundai abre 1ª fábrica no Brasil, com aporte de R$ 1,2 bi até 2010
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
ENVIADO ESPECIAL A ANÁPOLIS (GO)
A Hyundai será a 12ª montadora a produzir carros no Brasil. Com investimento de R$ 1,2
bilhão até 2010 do grupo Caoa,
que até então era seu importador, a fábrica sul-coreana abre
sua primeira unidade produtiva na América Latina.
O Caoa, que também é o
maior distribuidor Ford do país
e importa os carros da Subaru,
pagará royalties à matriz para
que transfira sua tecnologia. É
o mesmo processo que acontece com a Mitsubishi, também
instalada em Goiás. Mas a coreana fica em Anápolis, e a japonesa, em Catalão.
Inicialmente, serão produzidas quatro versões do caminhão HR -devem ser 6.000
unidades até o fim do ano. Em
novembro, deve começar a produção de um segundo produto.
A empresa -todas as decisões
serão tomadas pelo braço brasileiro- não sabe ainda se fará
os utilitário Tucson ou Santa
Fe ou o sedã Elantra.
Carlos Alberto Oliveira Andrade, 63, presidente do grupo,
calcula que sejam produzidos
130 mil carros por ano: 60%
destinados ao mercado interno
e 40% para a América Latina e,
possivelmente, a Índia. "Vou
lutar para produzir 600 mil
unidades por ano."
O projeto é construir cinco
veículos até 2010, incluindo um
totalmente brasileiro. A tecnologia bicombustível é prometida para breve.
A projeção é que sejam criados 6.000 empregos diretos e
40 mil indiretos. A nacionalização inicial é de 40% (motor e
câmbio, os itens mais caros, são
coreanos), mas a fábrica espera
atrair cerca de 40 fornecedores
para Goiás para aumentar o
percentual.
Para o presidente Luiz Inácio
Lula da Silva, que discursou de
improviso e chamou o grupo
Caoa de Alcoa, o Brasil conquistou quatro itens fundamentais para que uma empresa, multinacional ou não, "ponha a mão no bolso e decida fazer um investimento".
Em primeiro lugar está a
consciência de que o país tem
uma estabilidade macroeconômica. Lula também disse que o
Brasil apresenta infra-estrutura para escoar a produção, tem
mercado para absorvê-la e, por
fim, tem mão-de-obra.
Ranking
Hoje, a Hyundai é a sexta
maior montadora do mundo.
Segundo a Oica (organização
mundial das montadoras), em
2005, ela, somando números
da Kia, produziu 3.091.060 veículos motorizados. A General
Motors, que ainda mantém o título de maior produtora, fez
7.943.304 unidades.
Por isso Andrade não gosta
de se comparar a Eduardo Souza Ramos, que trouxe a Mitsubishi para o Brasil. "Automóveis são o principal negócio da
Hyundai, mas não da Mitsubishi, que produz 900 mil unidades por ano no mundo todo."
Produzir em Goiás -o Estado foi escolhido por ter a segunda melhor logística do país,
atrás de São Paulo, e por ter dado incentivos fiscais- vai ajudar no plano de expansão da
Hyundai, que quer ser a quinta
maior montadora do mundo
até 2010.
Os carros, claro, devem ficar
mais baratos, mas o presidente
do grupo afirma ainda não ter
feito as contas. Só de Imposto
de Importação vão deixar de
pagar 35%.
O HR goiano custa a partir de
R$ 49 mil sem caçamba. O Tucson, o Hyundai mais vendido
no Brasil, tem preços entre R$
84,5 mil e R$ 115 mil, dependendo da tração, do câmbio e da
versão de acabamento. Foram
comercializados 1.932 jipinhos
neste ano.
JOSÉ AUGUSTO AMORIM viajou a Anápolis
convite do grupo Caoa.
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