São Paulo, terça-feira, 21 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País vai iniciar processo contra restrição ao aço

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Brasil inicia nesta semana um processo na OMC contra os EUA por causa das barreiras impostas às importações de produtos siderúrgicos.
De acordo com o Itamaraty, entre hoje e amanhã o governo fará consultas formais aos EUA na OMC sobre as barreiras. Essa é a primeira etapa do processo que prevê, depois, instalação de tribunal para julgar o caso. Os EUA têm 90 dias para responder, que consiste, basicamente, em dar explicações pela adoção das barreiras.
Em março, os EUA anunciaram sobretaxas de 30% para a importação de produtos siderúrgicos acabados. Também fixaram cotas limitando a entrada de aço semi-acabado no mercado americano.
A União Européia e o Japão também estão processando os EUA na OMC. O Japão chegou a anunciar retaliações contra as importações americanas de aço, que agora terão de pagar sobretaxa de 100% para entrar no mercado japonês.
Para impor sobretaxas e cotas, conhecidas como salvaguardas, o país precisa provar que houve um surto de importação do produto e que esse excesso prejudicou a indústria local. Segundo o Itamaraty, o protecionismo americano não está baseado nessas condições.



Texto Anterior: Comércio: Brasil vai pedir à OMC para retaliar Canadá
Próximo Texto: Varejo: Pão de Açúcar e Carrefour disputam o Sé
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.