São Paulo, domingo, 21 de maio de 2006

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Microsoft e MTV lançam serviço de download

Usuários poderão baixar canções por US$ 0,99, mesmo preço da loja iTunes

Desafio é alcançar a Apple, que vendeu mais de 1 bilhão de músicas; canal afirma que público-alvo são jovens que ainda não possuem iPods

PAUL TAYLOR
DO "FINANCIAL TIMES"

A MTV, o canal norte-americano de TV a cabo controlado pela Viacom, lançou um serviço de download digital de música na última quarta-feira, com o objetivo de concorrer contra a popular loja de música online iTunes, da Apple.
O serviço, chamado "Urge", usará a mais recente tecnologia MediaPlayer, da Microsoft, e pode representar o mais sério desafio ao domínio da Apple sobre o mercado de downloads legais de música, até o momento.
Executivos da Microsoft e da MTV afirmaram que o novo serviço tem por público-alvo o crescente mercado de proprietários de outros music players que não o iPod.
Embora outros serviços de download de música digital tenham obtido sucesso limitado, nenhum deles contava com a força de marketing da MTV como base de apoio, ou oferecia integração tão estreita com a tecnologia da Microsoft a versão mais recente do software Windows Media Player lançada em companhia do "Urge".

Mesmo preço
Os usuários podem baixar faixas de música individuais ao preço de US$ 0,99, o mesmo preço da iTunes, ou assinar um serviço de acesso ilimitado que custará US$ 9,95 ao mês, ou US$ 14,95 caso os usuários desejem carregar as faixas em um aparelho portátil. A iTunes não oferece serviço de assinatura.
No lançamento, o "Urge" dispunha de mais de dois milhões de faixas, de 110 mil artistas, 500 "playlists" pré-definidas, 130 estações on-line de rádio e mais de 20 blogs com comentários de especialistas em música.
Van Toffler, presidente da MTV Networks, disse que a empresa estava há meses trabalhando no novo serviço, em colaboração com a Microsoft, e ressaltou que os downloads digitais continuam a representar apenas uma pequena fração das vendas gerais de música. "Apenas 5% da música que chega aos consumidores é vendida digitalmente. Estamos apenas começando".

Sem iPod
"Nós nos concentramos nas pessoas que não têm iPods", disse Toffler. A MTV está oferecendo o serviço à sua audiência jovem e o concebeu para fornecer o que Toffler descreve como "um ecossistema musical completo".
Ainda assim, a MTV e a Microsoft enfrentam um formidável desafio. A iTunes, com catálogo de três milhões de faixas, vendeu mais de um bilhão de canções desde seu lançamento, três anos atrás, e mais de 50 milhões de iPods foram comprados de 2001 até agora.
Excluindo os serviços ilegais de troca de arquivos, a Apple vem conseguindo dominar o mercado de música digital em parte devido ao sucesso do iPod, que se tornou um ícone. Segundo o grupo de pesquisa de mercado NPD, a iTunes respondeu por 68% da música baixada legalmente entre novembro e janeiro. O Napster, o segundo em download legal, com mais de 500 mil assinantes, respondeu por apenas 4,4%.


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