São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2000


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MEGAFUSÃO
Vivendi Universal, negócio de US$ 55 bi, atuará em cinema, TV, música, telefonia, Internet e parques temáticos
Acordo cria 2º grupo de mídia e diversão

DE PARIS

A fusão entre dois grupos franceses e um canadense, anunciada ontem, fez surgir o segundo maior conglomerado mundial em mídia e entretenimento, a Vivendi Universal.
Participam da operação a francesa Vivendi, sua subsidiária de TV e cinema Canal Plus e a canadense Seagram, que vão atuar juntas nos ramos de cinema, televisão, música, mercado editorial, telefonia, Internet e parques temáticos.
O acordo de fusão está estimado em US$ 55 bilhões. No mercado em que vai atuar, o conglomerado só perde para a megaempresa formada pela America Online e a Time Warner, que anunciaram sua fusão há cerca de cinco meses.
A operação valoriza em US$ 34 bilhões o grupo canadense, cuja dívida atual é de US$ 6,6 bilhões.
As negociações que levaram à criação da Vivendi Universal duraram nove meses. Os conselhos de administração dos grupos envolvidos aprovaram o acordo no final de semana.
O acordo estabelece que a Vivendi será detentora de 59% das ações do novo grupo, enquanto a Seagram ficará com 29% e o Canal Plus, 12%.
O acionista majoritário, porém, será a família Bronfman -proprietária do grupo Seagram-, que controlará 8% do capital do novo conglomerado.
O grupo será dirigido pelo presidente da Vivendi, Jean-Marie Messier, enquanto seu homólogo na Seagram, Edgar Bronfman, ficará com a vice-presidência.

Rivalidade
Ontem, após o anúncio da fusão, Messier afirmou que o novo grupo será capaz de "rivalizar em qualquer lugar com os maiores grupos americanos".
Baseada em Paris, a Vivendi Universal terá também sede em Nova York e em Toronto. A empresa só deverá entrar em operação no fim do ano, após a aprovação dos acionários, que serão convocados em agosto.
Ao se unir à Seagram, a Vivendi pretende incrementar o conteúdo de seu portal na Internet, Vizzavi -criado em associação com a britânica Vodafone AirTouch e o Canal Plus-, cujo potencial de assinantes é de 80 milhões de usuários.
Além disso, o grupo canadense facilitará a inserção da Vivendi no mercado norte-americano.
A Seagram, que atua nos setores de bebidas e entretenimento, é proprietária da gravadora Polygram e dos estúdios Universal. O Canal Plus é a maior rede de TV paga da Europa -possui 14 milhões de assinantes.
(RONALDO SOARES)


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