São Paulo, segunda-feira, 21 de junho de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Menos inadimplentes
Mais um dado otimista. A pesquisa de endividamento e inadimplência da Fecomercio SP mostra que 60,4% dos consumidores paulistas que possuíam contas atrasadas em maio estão dispostos a quitar em parte suas dívidas. Em abril, o total de entrevistados dispostos a sair da inadimplência era de 46,1%.

Aposta alta
Os armadores brasileiros acreditam que a aprovação da MP 177, que altera o Fundo de Marinha Mercante, vá proporcionar um renascimento do setor naval. São esperados investimentos de US$ 1,5 bilhão nos próximos cinco anos. Petrobras e Aliança aguardam a aprovação para a construção de 28 navios.

Energia
O seminário "Crises e Soluções na Indústria Elétrica Mundial", organizado pela Eletrobrás e pela EDF, vai reunir, entre os dias 28 e 30, no Rio, mais de 40 especialistas de dez países. Entre eles Richard O'Neill, presidente da Comissão de Energia dos EUA; Gerald Doucet, secretário-geral do Conselho Mundial de Energia; e Jamal Saghir, diretor de Energia do Bird.

Conjuntura
O economista Luiz Fernando Figueiredo, ex-BC, irá fazer palestra amanhã sobre conjuntura na Faap, em São Paulo. Ele fará uma análise das tendências financeiras no Brasil e no mundo.

Eventos
Desembarca hoje, em São Paulo, Piergiacomo Ferrari, presidente da Afi (Associação das Exposições e Feiras Italianas) e vice-presidente e administrador da Fiera Milano, a maior empresa de eventos da Itália e a segunda do mundo.

Pressão
Armando Monteiro Neto, presidente da CNI, irá se reunir no próximo dia 30 com os 27 presidentes estaduais do Sebrae para pressionar o Congresso Nacional a aprovar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A legislação permitirá às micro e pequenas tratamento diferenciado de acesso ao crédito e regime especial tributário.

Centrais 24 horas
Já são seis as unidades em operação do projeto Cais (centrais de inspeção e serviços), desenvolvido pela Petrobras Distribuidora. As centrais oferecem abastecimento, lavagem e lubrificação, escritório e segurança 24 horas para motoristas e transportadoras. A BR pretende construir 40 Cais até 2006, com investimentos de R$ 50 milhões.

Nomeado
Ricardo Morishita, do Ministério da Justiça, irá assumir na quarta, em São Paulo, a presidência do Fórum de Agências de Governo de Proteção do Consumidor da América Latina. Será o primeiro brasileiro nesse cargo.

Na frente
O BankBoston começa a entregar a seus clientes, nesta semana, o Minicard: cartão de crédito transparente e 40% menor do que o normal. É o primeiro banco a usar esse tipo de cartão.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Ser ou não ser

A taxa de câmbio encontra-se estacionada em um patamar bastante depreciado há mais de um mês. Segundo o economista Celso Toledo, da MCM Consultores Associados, isso não seria problema se houvesse ociosidade na economia. Alguns dados sugerem, no entanto, que começa a ocorrer uma reação de indicadores de atividade interna. As vendas do comércio, por exemplo, mostram sinais de reação. De acordo com Toledo, o repasse dos custos cambiais aos preços é mais fácil quando a economia cresce mais e a ociosidade é menor. "De duas, uma: ou o dólar está caro, o que acho provável, ou o nível de preços está baixo", diz Toledo. Enquanto essa dúvida persistir, o economista afirma que não haverá espaço para uma nova redução dos juros. O medo é que os preços estejam baixos.


Próximo Texto: Fundações investem mais em títulos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.