São Paulo, sábado, 21 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONTADORAS

General Motors supera a Toyota em vendas no mundo

DA REDAÇÃO

A Toyota vendeu menos carros que a rival GM no segundo trimestre deste ano, mas, graças aos bons resultados dos três primeiros meses, a empresa japonesa conseguiu se manter na frente da americana na disputa pelo posto de maior montadora do mundo.
A Toyota anunciou ontem que vendeu 2,37 milhões de veículos no mundo de abril a junho, ante 2,41 milhões da GM. Porém, a montadora japonesa vendeu 4,72 milhões de veículos nos seis primeiros deste ano, superando em cerca de 50 mil a rival.
Tradicionalmente, o posto de maior montadora mundial só é concedido no final de cada ano, mas a expectativa desde o começo de 2007 é que a GM, que passa por um processo de reestruturação, perderá a liderança pela primeira vez em 76 anos.
E, levando em conta as projeções realizadas pelas duas montadoras, isso realmente deverá acontecer. A Toyota anunciou que estima vendas de 9,34 milhões de veículos em 2007, e a GM, de 9,2 milhões de unidades.
No ano passado, a produção mundial da montadora americana foi de 9,18 milhões de unidades, e a da rival asiática, de cerca de 9 milhões de veículos.
Em busca de continuar na liderança, a GM encontrou novos compradores na Ásia e na América Latina, transformando a China e o Brasil respectivamente em seu segundo e terceiro maior mercado. Já a Toyota teve uma participação de 16,1% no mercado dos EUA no primeiro semestre deste ano, ante 14,6% no mesmo período de 2006.


Com Bloomberg


Texto Anterior: Trabalho: Codefat eleva orçamento de 2007 para R$ 32,8 bilhões
Próximo Texto: Telefonia 1: Vivo registra prejuízo de R$ 113 mi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.