São Paulo, sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estatal faz descoberta de óleo leve em Campos

Potencial pode chegar a 2% das reservas, excluindo o pré-sal

DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras anunciou a descoberta de uma nova área com óleo leve -de maior valor comercial- na Bacia de Campos, fora da região do pré-sal.
Os primeiros levantamentos indicam uma reserva com 280 milhões de barris, o equivalente a 2% das reservas provadas do país.
O poço, chamado Aruanã, está a 120 quilômetros da costa fluminense, em área onde a profundidade do mar chega a 976 metros.
Essa área foi arrematada pela Petrobras em leilão realizado pela Agência Nacional do Petróleo há quatro anos. A estatal brasileira é a única operadora do poço.
A descoberta foi comprovada por meio de testes que atingiram a profundidade média de 3.000 metros. Suas dimensões e o volume estimado ainda serão confirmados.
A empresa aproveitou o comunicado para lembrar que outras perfurações exploratórias feitas nos últimos quatro anos nas áreas próximas à descoberta anunciada ontem anexaram quase 700 milhões de barris às reservas provadas da empresa.
Um desses campos, Marlin Sul, está em desenvolvimento e entrará em produção nos próximos anos.
Outro, Marlin Leste, entrou em produção em 2008 e já atingiu produção superior a 40 mil barris por dia (os campos de maior produtividade em Campos, por exemplo, chegam a 300 mil barris diários no auge da produção).


Texto Anterior: Empréstimo do BNDES à Petrobras aumenta dívida
Próximo Texto: Foco: Posse na BR vira ato de exaltação à Petrobras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.