São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Confiança dos investidores cai na Alemanha

DA BLOOMBERG

O grau de confiança do investidor da Alemanha caiu pela primeira vez em quatro meses em setembro, uma vez que o impasse eleitoral no país e os altos preços do petróleo prejudicaram as perspectivas econômicas.
O indicador das expectativas institucionais e de analistas caiu para 38,6 pontos em setembro, ante 50 pontos em agosto, disse ontem o ZEW (Centro de Pesquisa em Economia Européia).
O ZEW informou ainda que as respostas recebidas depois das eleições de domingo revelaram uma pontuação "significativamente inferior" à do índice global de setembro.
A indefinição dos resultados da disputa entre Angela Merkel e o chanceler Gerhard Schröder pode adiar a adoção de medidas destinadas a aumentar o nível de emprego e revitalizar o crescimento do país. As perspectivas já estão sendo afetadas pela disparada de 43% dos preços do petróleo no último ano.
"Os números alemães do ZEW são desastrosos e chamam a atenção para o fato de que as perspectivas de recuperação voltaram a perder força", disse David Brown, economista do Bear Stearns de Londres. "Nos últimos meses, houve uma onda de otimismo, com base na esperança de que as eleições alemãs pudessem se constituir num impulso positivo de mudança, mas tudo isso parece estar se desfazendo agora."


Texto Anterior: Açúcar: Países acusam UE de descumprir decisão da OMC
Próximo Texto: EUA: Fed eleva taxa de juros para 3,75% e minimiza os efeitos do Katrina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.