São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 2006

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Yahoo! faz acordo com 176 jornais dos Estados Unidos

Parceria é parte do movimento das mídias tradicionais de buscar lucros maiores com uso de ferramentas da internet

Na primeira fase do acordo, jornais porão classificados no site HotJobs, do Yahoo!; depois, será otimizada a busca por notícias on-line

DA REDAÇÃO

Um grupo de sete redes de jornais dos Estados Unidos, que representam 176 jornais locais, anunciou ontem uma parceria com o Yahoo! para compartilhar conteúdo, publicidade e tecnologia.
O acordo é mais um indicativo de como as mídias tradicionais estão cada vez mais buscando fazer acordos com sites populares para tentar recuperar seu faturamento.
Gravadoras como Universal, Sony BMG e Warner, por exemplo, fizeram acordos com o YouTube, comprado pelo Google, para receber parte da renda com a exibição de videoclipes de suas músicas.
O acordo dos jornais com o Yahoo! prevê inicialmente que as publicações coloquem seus classificados de empregos no site HotJobs, do Yahoo!.
Numa segunda fase, as notícias publicadas pelos jornais seriam otimizadas para busca e indexação do Yahoo!, o que poderia aumentar o número de leitores on-line das notícias.
O Yahoo! oferecerá bancos de dados de eventos locais, mapas e outros conteúdos para uso nos sites dos jornais. O Yahoo! também usará sua tecnologia para ajudar os jornais a venderem anúncios on-line.

Parceiros
Os grupos que fizeram a parceria com o Yahoo! são: MediaNews, Hearst, Belo, E. W. Scripps, Journal Register Company, Lee Enterprises e Cox Enterprises. Eles são donos de jornais como "San Francisco Chronicle", "Dallas Morning News" e "Denver Post".
"Os jornais percebem agora que a internet é uma ameaça, e essa é uma maneira de eles tentarem preservar seu negócio, com um parceiro que tem grande distribuição on-line", disse o analista John Morton.
O Yahoo é o site mais acessado no mundo, de acordo com dados do site Alexa.com.
O anúncio do Yahoo! vem pouco depois de o Google dizer que faria um teste para vender anúncios em 50 jornais americanos, como o "New York Times" e o "Washington Post".


Com o "New York Times"


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