São Paulo, sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moody's acena elevar nota de empresas na América Latina

DA BLOOMBERG

As empresas latino-americanas avaliadas pela agência Moody's Investors Service poderão ter suas notas de crédito elevadas no ano que vem, o que sinaliza que elas estão mais bem preparadas para suportar uma desaceleração na economia dos Estados Unidos, segundo a agência.
Quatro de cada cinco empresas da América Latina avaliadas pela Moody's têm baixa exposição "direta" à economia ou aos mercados dos EUA, o que sugere que os esforços para reduzir as dívidas e diversificar a base de exportações funcionaram, escreveu em relatório divulgado ontem Alexander Carpenter, analista da Moody's em São Paulo. Se o crescimento econômico mundial ficar abaixo de sua média de longo prazo em 2008, "a oscilação nas classificações poderá ser ligeiramente negativa", disse ele.
"A pesquisa da Moody's sugere que a qualidade do crédito das emissoras latino-americanas poderá depender menos da saúde da economia norte-americana do que se supõe normalmente", informou o relatório. Cerca de 83% das empresas classificadas pela Moody's dispõem de dinheiro suficiente para resistir a um período de condições de crédito adversas.
"Essas exposições administráveis devem permitir que as classificações de crédito e a qualidade do crédito das empresas da América Latina apresentem uma alta generalizada em 2008, mesmo que a economia dos EUA desacelere", escreveu Carpenter.
Os efeitos colaterais adversos registrados desde julho passado nos mercados de crédito, devido aos prejuízos gerados por valores vinculados a empréstimos imobiliários de alto risco [subprime] dos EUA, reduziram o acesso a recursos para as empresas da América Latina. Mesmo assim, a Moody's elevou a classificação e as perspectivas de crédito de 15 empresas da região desde então -e reduziu as notas de seis. As empresas mexicanas são as mais vulneráveis, diz Carpenter.


Texto Anterior: BNDES prevê investimentos de R$ 1,2 tri no país até 2011
Próximo Texto: Protesto: Trabalhadores de usinas param rodovia em MG
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.