São Paulo, terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras faz descoberta de gás "com grande potencial"

Reservatório é encontrado na bacia de Santos, ao lado do campo gigante de Tupi

Campo está situado abaixo da camada chamada de pré-sal, a uma profundidade de 5.252 metros; volume ainda não é conhecido

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras anunciou ontem uma nova descoberta com "grande potencial" de produção de gás. Desta vez, o reservatório foi encontrado na bacia de Santos, ao lado do campo gigante de Tupi.
O campo está situado a só 37 km do de Tupi, maior descoberta de óleo do país, com reservas estimadas de 5 bilhões a 8 bilhões de metros cúbicos. Segundo a Petrobras, o tamanho do reservatório do novo campo é similar ao de Tupi.
"É um megacampo de gás que vai nos ajudar a, dentro de pouco tempo, ter uma independência absoluta no setor", disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
Foram encontrados no local indícios de gás em um intervalo na rocha submarina de 120 metros de altura, o que permite à empresa avaliar que a descoberta tem um alto potencial de produção dadas às grandes dimensões do reservatório.
Não é possível ainda quantificar o volume de gás que poderá ser extraído, pois não foram feitos os testes de produção, que indicam a vazão com que o produto escoa. Só com essas avaliações é possível dimensionar o tamanho da reserva.
Para realizar a descoberta, a Petrobras perfurou um primeiro poço, batizado de Júpiter. Durante as perfurações, a estatal confirmou a existência do que considerou uma "grande reserva" de gás e condensado (óleo ultraleve encontrado em geral em associação ao gás, com densidade semelhante à da gasolina).
Localizada a 290 km da costa do Rio, a nova descoberta foi informada ontem à ANP (Agência Nacional do Petróleo). A estatal apresentou à agência seu plano de exploração da área, indicando novas perfurações e testes que serão feitos.
O campo é explorado pela Petrobras em associação com a companhia portuguesa Galp Energia, que tem 20% do projeto. A empresa também é parceira da estatal no campo de Tupi.
Assim como Tupi, a descoberta também foi realizada abaixo da camada chamada de pré-sal, localizada a uma profundidade total de 5.252 metros. Segundo a Petrobras, a perfuração do poço ocorreu a uma profundidade de 2.187 km da superfície da água até o subsolo marinho.


Colaborou a Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Abalo no crédito atinge finalmente o mercado de ações
Próximo Texto: Mineração: Anglo American afirma que vai investir US$ 16 bi na MMX
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.