São Paulo, sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRESCIMENTO ECONÔMICO

Governo estima avanço de 5,2% do PIB neste ano

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Sem contrariar o consenso entre a maioria de economistas e analistas de mercado, o governo apresentou ontem a nova estimativa oficial para o crescimento do PIB em 2010, que, segundo a equipe econômica, deve ser de 5,2%.
Durante a reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Guido Mantega (Fazenda) traçou um panorama da retomada da economia do país após a crise financeira e destacou aspectos como as vendas de automóveis e o consumo das famílias para sustentar a avaliação.
A apresentação também destaca a criação de 955 mil empregos com carteira assinada em 2009 e a projetada abertura de 1,6 milhão de vagas neste ano.
Segundo as estimativas, o consumo doméstico, que com o aumento de 3,8% em 2009 contribuiu em 4,2% para o crescimento do PIB no ano passado, deve se expandir ainda mais em 2010, na casa dos 6,1%. Além disso, a formação bruta de capital fixo, que reflete os investimentos do setor produtivo, deve crescer 16,1% neste ano.
A estimativa para o produto interno, no entanto, é ligeiramente inferior à média prevista pelo mercado. Segundo a pesquisa Focus, o crescimento do PIB neste ano deve ser de 5,3%.
Já para 2009, diante do fraco crescimento no terceiro trimestre e da mudança dos parâmetros de cálculo do IBGE, a nova projeção oficial caiu para 0,1% de crescimento. Para o mercado, haverá retração de 0,26%.


Texto Anterior: Impostos: Prazo para pagar IPVA é prorrogado para placa final 4
Próximo Texto: Indústria: Uso da capacidade instalada sobe pelo quinto mês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.