São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2004

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País já exporta até computadores

DA REPORTAGEM LOCAL

O nome Legend Group é quase desconhecido no Brasil, mas a marca está estampada em quase 30% dos computadores pessoais e laptops existentes na China e em grande parte dos que são vendidos no Sudeste Asiático.
O mesmo ocorre com a Haier, a maior empresa chinesa, que tem fábricas na Europa e nos Estados Unidos e já domina 50% do mercado norte-americano de geladeiras de pequeno porte. Apesar de pouco conhecida fora da China, a Haier é a quinta maior fabricante mundial de eletrodomésticos de linha branca e faturou no ano passado US$ 9 bilhões.
A Legend é uma espécie de Dell Computers do Sudeste Asiático: utiliza chips da Intel, da mesma forma que a companhia norte-americana, e softwares da Microsoft. Fundada há 19 anos, a empresa concentra a sua atuação na China e em países vizinhos (com exceção do Japão).
No ano passado, a companhia criou uma nova marca -Lenovo-, com a qual pretende conduzir no futuro o seu plano de expansão mundial. A empresa avaliou que o nome "Legend" poderia sofrer algumas restrições de uso em determinados países, por ser muito difundido.
Mas, por enquanto, o foco da empresa chinesa continuará sendo local. "O robusto crescimento do mercado de tecnologia da informação na China oferece um tremendo potencial de desenvolvimento", afirma o presidente e CEO do Legend Group, Yang Yuanqing, em declarações transmitidas pela assessoria de imprensa da companhia.
Yang ressalta, no entanto, que considera a expansão internacional inevitável com o processo de globalização da indústria de tecnologia da informação.

Em 160 países
A Haier e a Legend ocupam o primeiro e o segundo lugares, respectivamente, no ranking das maiores empresas chinesas elaborado pela "Far Eastern Economic Review", uma publicação da Dow Jones. Ambas são companhias privadas, abertas (com ações na Bolsa de Valores) e que cresceram rapidamente desde os anos 80.
A fabricante de eletrodomésticos tem 13 fábricas fora da China, incluindo uma nos Estados Unidos, e vende atualmente os seus produtos em 160 países. "O objetivo da maioria das empresas chinesas é exportar produtos para obter moeda estrangeira. Esse é seu único objetivo. Nosso propósito ao exportar é estabelecer a reputação de nossa marca fora da China. Nós criamos uma importante marca na China e estamos levando essa marca ao exterior", disse o chairman e CEO da empresa, Zhang Ruimin, à publicação McKinsey Quarterly, da consultoria McKinsey. (CT)


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