São Paulo, sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

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TAM reformula marca e diz que focará no atendimento

Empresa tenta resgatar imagem após acidente

Rogério Cassimiro - 27.jul.07/Folha Imagem / Divulgação
Aviões com a apresentação atual (no alto) e a nova (acima)

JANAINA LAGE
EM SÃO PAULO

A TAM anunciou ontem mudanças na logomarca e o lançamento da maior campanha publicitária da história da companhia. Segundo o presidente da TAM, David Barioni, a idéia é resgatar a imagem de qualidade do serviço, que havia sido deixada de lado.
A logomarca ganhou contornos mais arredondados e o símbolo de uma gaivota estilizada na cor azul. Segundo Manoela Amaro, diretora de marketing, era preciso "humanizar" a imagem da empresa.
A campanha inclui oito filmes publicitários com veiculação no Brasil e no exterior e encartes em mídia impressa. O valor do investimento não foi divulgado.
O tema da campanha é o compromisso dos empregados. A primeira peça exibe um avião com as assinaturas dos mais de 22 mil empregados.
"Na última administração, a TAM valorizou demais o lucro a qualquer preço, e isso se voltou contra a companhia. Significou degradar o serviço. O que faz diferença para o passageiro é ser bem tratado no balcão e não ter apagão no Natal. É uma tentativa de mostrar que eles mudaram", avalia Paulo Bittencourt Sampaio, consultor em aviação.
A companhia teve a imagem prejudicada também em razão do acidente em Congonhas que matou 199 pessoas em julho do ano passado.
A TAM acaba de assumir a liderança nas operações e no número de passageiros transportados no hemisfério Sul, de acordo com um estudo da Bain & Company, que indica uma média de 21.800 operações/ mês e de 2,251 milhões de passageiros/mês.
Dados de janeiro da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mostram que a TAM ocupa a liderança com 48,55% do mercado doméstico e 67,04% no internacional. Para se tornar mais reconhecida no exterior, passará a usar o nome TAM Airlines fora do Brasil.
Barioni, que assumiu a presidência no final do ano passado, estima que a padronização de aeronaves, lojas e balcões de check-in ocorrerá dentro de 24 meses. O executivo afirmou que a empresa está investindo em treinamento de pessoal, o que inclui até aulas de comportamento para comissários. No último ano, a TAM contratou em média 700 pessoas por mês.
Até julho, a empresa deve anunciar a adesão a uma aliança internacional. Analistas citam a Star Alliance. A TAM vai criar três novos vôos internacionais neste ano, possivelmente para os EUA e a Europa.


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