São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA apuram irregularidade em plano de ajuda a bancos

DO ENVIADO ESPECIAL A WASHINGTON

Enquanto o secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, declarava ontem que a "vasta maioria" dos bancos nos EUA têm capital suficiente para continuar oferecendo crédito na economia, o principal programa de ajuda ao sistema financeiro no país, conhecido como Tarp, foi colocado em dúvida no Congresso.
Segundo Neil Barofsky, "inspetor especial" designado para avaliar o Tarp, o governo dos EUA iniciou 20 investigações por crimes e 6 auditorias entre possíveis desvios no uso da ajuda financeira estatal de US$ 700 bilhões aos bancos.
Barofsky apresentou a congressistas relatório de 250 páginas em que expôs dúvidas sobre a lisura do processo de socorro aos bancos. Sem citar nomes, sugeriu que instituições possam ter alterado resultados para se tornarem elegíveis a receber dinheiro estatal.
Para Barofsky, além da investigação sobre o que já foi feito em repasses de recursos, seu trabalho visará "fechar brechas" para que outros potenciais desvios não ocorram.
A partir do dia 4, o Departamento do Tesouro começará a apresentar os resultados de "testes de estresse" feitos em 19 bancos que receberam dinheiro do Tarp. Não está descartada a injeção de mais recursos.
Sem apresentar mais detalhes, Geithner disse haver "uma série de opções" que o governo poderá usar para socorrer bancos "quando necessário".
Reconhecendo que várias áreas do mercado de crédito ainda continuam pouco ativas, Geithner disse, porém, que já há sinais de recuperação da confiança em outras. (FCZ)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Montadoras: GM e Chrysler terão mais US$ 5,5 bi do governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.