São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 2002

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LINHA OCUPADA

Teles ampliam ação

Telefonia lucra com serviços para empresas

LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Operadoras de telefonia começaram a apresentar nos últimos meses uma recuperação nos seus negócios, após vários balanços negativos em 2001. Companhias como a Vésper (que atua em 17 Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia) mudaram estratégias de negócios e estão tendo sucesso na criação de novos serviços para empresas.
"Há muito para faturar no segmento corporativo. A receita da Vésper em São Paulo com companhias atingiu nos cinco primeiros meses de 2002 cerca de R$ 90 milhões, contra os R$ 600 mil de todo o ano passado", afirmou ontem Paula Zandomeni, vice-presidente de vendas corporativas da Vésper São Paulo.
"Criamos pacotes que permitem, por exemplo, que uma empresa pague apenas por seis segundos de uso de uma linha, contra os quatro minutos do pulso normal de uma ligação", disse a executiva. A economia na conta telefônica dos clientes é de 12% a 48%, segundo ela.
O grupo Telefônica, um dos poucos que tiveram bom desempenho em 2001, também tem investido no mercado corporativo. Sua subsidiária Telefônica Empresas oferece, por exemplo, uma central de armazenamento de dados para as companhias.
"Construímos um prédio de 10 mil metros quadrados para isso, onde armazenamos os dados de empresas e podemos gerenciar serviços, como a atualização de sites da internet. Cerca de 2.500 m2 do edifício já estão ocupados", afirmou Kátia Braga, superintendente de serviços da empresa.
De acordo com ele, a economia é de 25% na criação e manutenção de páginas na internet.
A internet, aliás, representa grande potencial de expansão nos negócios de telecomunicações. Segundo João Damato Neto, diretor de marketing corporativo da indústria Alcatel, apenas 7,9% dos 40,5 milhões de linhas telefônicas no país têm acesso à internet. Esse número deve crescer 10% neste ano, avalia o setor.
Também deve haver investimentos em banda larga, que permite navegação rápida na rede.



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