São Paulo, terça-feira, 22 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Construção de Angra 3 deverá custar R$ 7,2 bilhões

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A construção da usina nuclear de Angra 3 deverá custar aproximadamente R$ 7,2 bilhões. Desse total, cerca de 30% são custos em moeda estrangeira, porque se referem a compra de equipamentos importados. Caso o governo decida pela retomada da obra, a usina levará cinco anos e meio para começar a funcionar, a partir do início da construção. A previsão é que Angra 3 possa gerar 1.350 MW (megawatts).
Os componentes importados deverão ser comprados da francesa Areva, detentora dos contratos de fornecimento de equipamentos para a construção da usina. Esse contrato foi herdado da empresa alemã KVU que, na década de 1980, fez acordo com o governo brasileiro para construção de Angra 3. A KVU foi comprada pela Areva.
Há a possibilidade de a Areva negociar com um "pool" de bancos europeus uma forma de financiar a compra dos equipamentos importados. O custo nacional -70% do total- poderá ser financiado por BNDES, Eletrobrás ou um fundo do setor elétrico, gerido pela Eletrobrás (RGR, Reserva Global de Reversão, constituído por aproximadamente 1% da tarifa paga pelo consumidor).
Embora não tenha havido anúncio oficial, a retomada da usina de Angra 3 vem sendo propagada desde março de 2006. O assunto, porém, não é consenso no governo. A principal oposição vem do Ministério do Meio Ambiente, que vê restrições ao dejeto que ela gera.


Texto Anterior: Venda de computador até março atinge 2 mi
Próximo Texto: Cigarro: PF prende 58 suspeitos de contrabando
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.