São Paulo, domingo, 22 de junho de 2008

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Empresas de informática abrem guerra a produtos recondicionados

Grandes fabricantes de equipamentos de informática e de eletrônicos declararam guerra à importação de equipamentos usados destinados à remanufatura no país. Segundo eles, boa parte dessas máquinas entra usada, é recondicionada e vendida como nova.
Estimativas da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) revelam que 30% dos notebooks vendidos no país como novos são recondicionados. "Não dá para perceber", afirma Humberto Barbato, presidente da Abinee. "Só um especialista detecta que essas peças são usadas."
A japonesa Canon é uma das multinacionais instaladas no Brasil que decidiu abrir fogo contra esse mercado. Segundo Marco Ortega, diretor-geral da empresa no Brasil, a situação é grave porque o governo está entre os maiores compradores de artigos remanufaturados vendidos como novos.
Para fazer a afirmação, Ortega ordenou o rastreamento de todos os equipamentos Canon que foram parar em escritórios públicos. Também montou uma "tropa de choque", formada por um time de advogados que tenta apreender na Justiça essas mercadorias e cancelar licitações públicas consideradas por ele como duvidosas.
A alegação da Canon é a de que a importação dos equipamentos foi ilegal. "Eles precisariam ter pedido a nossa autorização", diz Ortega.
Nos EUA, a Canon do Brasil -que também vende equipamentos remanufaturados- aparece na oitava colocação na lista dos maiores importadores de usados de sua própria marca. À sua frente, estão sete importadores brasileiros, que, segundo Ortega, agem de má-fé.
Ricoh, Lexmark, Hewlett-Packard, Xerox, entre diversos fabricantes de copiadoras multifuncionais e outros produtos para escritório, também enfrentam problema semelhante.
O governo alega que todas as licitações contestadas seguiram os critérios previstos nos editais e que os importadores envolvidos nessa disputa trazem mercadorias com licença de importação e autorização para remanufatura de máquinas, ambas concedidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
As importadoras brasileiras afirmam que compram de empresas que detêm a propriedade das máquinas usadas no exterior e que as fabricantes querem criar reserva de mercado para os remanufaturados.

TERRA À VISTA

A rede de ensino Luiz Flávio Gomes, que oferece cursos preparatórios para concursos públicos e formação em pós-graduação, começa a ampliar as opções oferecidas para os brasileiros que moram nos Estados Unidos.
"Muitos já têm data para voltar e querem se preparar para competir em pé de igualdade quando chegarem e prestarem concursos aqui", diz Luiz Flávio Gomes, diretor-presidente da rede. A empresa abrirá, em outubro, duas unidades em Boston e duas em Orlando- a LFG já tem duas escolas em Miami, onde há cerca de 120 alunos. Gomes afirma que os brasileiros nos EUA também têm interesse em cursos de graduação a distância. "Percebemos que eles querem a graduação e vamos redirecionar o trabalho."
Em outubro, a LFG começará a oferecer, em Miami e nas novas unidades americanas, cursos a distância de formação de professores, pedagogia, economia e administração. No Brasil, as opções também serão oferecidas em unidades da rede.

Johnnie Walker lança campanha

O desenho-símbolo da Johnnie Walker, que mostra um homem caminhando, completa cem anos. A marca lança a campanha Strides para lembrar a data em várias partes do mundo e também edição limitada de uma garrafa de Black Label.
A idéia é reforçar a associação da marca e da frase "keep walking" (continue caminhando) ao progresso pessoal dos consumidores. David Gates, diretor global de marca da Johnnie Walker, diz que os últimos nove anos -quando a frase foi acrescentada ao desenho- foram decisivos para a consolidação da imagem. "O desenho representa o que nós advogamos ser a nossa marca. O poder é incrível."
Em pesquisa realizada com 80 consumidores no Brasil, por exemplo, as idéias relacionadas com a marca foram "progresso na vida", "energia" e "busca por objetivos pessoais". O Brasil é o segundo mercado mais importante para a Johnnie Walker e o maior do mundo em Red Label.
Gates morou no Brasil de 1995 a 2000, quando trabalhava na área de marketing da empresa no país. O executivo tem duas filhas que nasceram em São Paulo: Isabela, 10, e Mariana, 8, que vai à escola vestida com a camisa da seleção brasileira e torceu para o país na última Copa do Mundo, para decepção do pai inglês.

NO MAPA

São Paulo e Ribeirão Preto vão ganhar sedes representativas da região de Abruzzo, na Itália, neste mês. A Feabra (Federação das Associações de Abruzeses no Brasil) inaugura dois showrooms para, segundo Franco Marchetti, presidente da Feabra, promover o turismo e os produtos de Abruzzo em países onde há potencial. "O governo da região de Abruzzo investe para abrir sedes fora da Itália." A primeira foi na Romênia. Há estudos para aberturas em localidades do Canadá, da Argentina e da Austrália. Abruzzo tem áreas agrícolas, especialmente vinhedos e olivais, que produzem 3,6 milhões de hectolitros de vinhos -é a quarta maior produtora da Itália, com volume de negócios de 350 milhões.

NERVOS DE AÇO
As vendas de aço bateram novo recorde em maio e atingiram 366 mil toneladas, segundo o Inda (Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço). O instituto atribui o resultado à antecipação das compras por conta dos aumentos e à forte demanda. Segundo o Inda, as fusões e aquisições verificadas no mundo devem se repetir no Brasil. O instituto diz que, por causa da concentração global, pode haver alterações importantes no desenho da indústria local.

SÃO LONGUINHO
Yahoo! e Claro anunciam, amanhã, uma ferramenta de busca para os clientes da operadora de telefonia. O portal Claro Idéias contará com a tecnologia da ferramenta "onesearch" do Yahoo! para que os clientes façam buscas pelo telefone celular.

MOCHILA
A EF, especializada em educação internacional e em intercâmbio, inaugura loja própria no Rio em julho. No mesmo mês, a empresa abre uma unidade em Brasília. Até o final do ano, serão cinco inaugurações, somando dez lojas próprias. A empresa quer crescer 40% no Brasil.


com JULIO WIZIACK, JOANA CUNHA, VERENA FORNETTI


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