São Paulo, sábado, 22 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chávez vira cabo eleitoral de Lula; Fidel entra em atrito com repórteres

DOS ENVIADOS A CÓRDOBA

Ao assumir ontem a presidência do Mercosul, o presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu um apoio público do colega venezuelano por mais quatro anos de mandato no Palácio do Planalto. A declaração de Hugo Chávez ocorreu em fala na reunião de cúpula do bloco sul-americano.
Primeiro, Chávez tentou demonstrar resistência para tratar da eleição brasileira, o que já havia feito em outras oportunidades diante de Lula. "Eu não quero falar de eleição [no Brasil], porque sempre me acusam de ingerência [em outros países]."
Instantes depois, porém, não resistiu. "A eleição no Brasil será em outubro? Primeiro de outubro? Então ganha Lula, ganha Lula", disse o agitado venezuelano, arrancando risos de Lula e aplausos dos demais presentes.
Mas o clima de descontração durante a reunião contrastou com o tumulto ocorrido minutos antes, quando os presidentes participantes do encontro do Mercosul se reuniram numa sala do complexo de convenções para a foto oficial do evento.
Alguns deles, como o argentino Néstor Kirchner, tiveram de deixar o local arrastados por seus seguranças, assim que um batalhão de cerca de 300 profissionais de imagem, entre fotógrafos e cinegrafistas, foi autorizado a entrar no local. O salão, já cheio por conta de presidentes, assessores e seguranças, ficou superlotado.
Houve empurra-empurra, bandeiras dos países foram jogadas ao chão e até o ditador cubano, Fidel Castro, tentou intervir. Cercado por seguranças, o presidente de Cuba se aproximou de um grupo de fotógrafos e disse: "Se vocês não se organizarem, vou embora daqui".
Ninguém se organizou, e Fidel ainda discutiu com um repórter que lhe questionou sobre eventuais eleições na ilha. "Quem pediu para você fazer essa pergunta? Você é um mercenário." (ES E FM)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Apenas dois acordos comerciais foram assinados em encontro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.