São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFLAÇÃO

Para Miguel Jorge, elevação na taxa de juros é "necessária"

DA REDAÇÃO

Um novo aumento dos juros, pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, é "absolutamente necessário", disse ontem o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, na Associação Comercial de São Paulo.
"Entre ter juros e inflação, prefiro juros. (...)Mesmo depois de dois aumentos, investimentos de empresas que estão produzindo, vendendo e reinvestindo no país continuam fortes." O ministro acrescentou que "até a Fiesp" (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) concordou que uma elevação é "aceitável" para controlar a inflação.
Questionado sobre como o empresário pode resistir à valorização do real, a alta da inflação e ao aumento dos juros, ele disse: "Desde 1986, o empresário brasileiro passou por seis moedas e oito planos econômicos heterodoxos. Ele vai sobreviver a qualquer tempestade". Para o ministro, a aceleração da inflação é passageira, efeito de fenômenos mundiais com reflexos no Brasil, como a alta dos preços dos alimentos e do petróleo. (MARCELA CAMPOS)


Texto Anterior: Brasil espera pouco de nova oferta dos EUA
Próximo Texto: Mal-estar sobre citação a nazista está superado, dizem americanos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.