São Paulo, sábado, 22 de agosto de 2009

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Comércio vai crescer mais de 4% neste ano, diz Bradesco

O emprego trouxe mais sinais de recuperação da economia. A taxa de desocupação de 8% no mês de julho, divulgada nesta semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), surpreendeu os economistas, que esperavam um índice de desemprego maior. Agora, eles estão revisando suas projeções para a economia neste ano.
Um deles é Octavio de Barros, diretor de pesquisas e estudos econômicos do Bradesco. Ele esperava que a taxa de desemprego brasileira atingisse 8,9% no mês passado.
Para o economista, um dos setores mais beneficiados pela melhora no cenário do emprego será o varejo.
"O desempenho mais positivo do mercado de trabalho deve fomentar ainda mais o restante da atividade econômica nos meses à frente, principalmente as vendas varejistas", afirma Octavio de Barros.
O economista projeta um crescimento de 4,3% nas vendas do comércio neste ano em relação ao ano passado. Para 2010, a expectativa é de uma expansão maior, de 7,6%.
Diante de um cenário mais positivo para o emprego, Octavio de Barros, agora, espera que a taxa de desemprego média de 2009 seja de 8,5%, e não mais de 8,7%.
Segundo Octavio de Barros, o mês de julho provocou uma reversão no cenário negativo para o emprego no primeiro semestre do ano. A população economicamente ativa cresceu 0,9% em julho em relação ao mesmo mês do ano passado, interrompendo uma tendência de desaceleração.
Para o economista, a população ocupada deve continuar a crescer nos próximos meses do ano. A nova projeção de Octavio de Barros é que em 2009 essa expansão seja de 0,9%, mais que o dobro da perspectiva anterior -de 0,4%.
No novo cenário previsto pelo economista, a massa salarial real, ou seja, a soma dos ganhos das pessoas empregadas, também terá um crescimento mais expressivo.
Agora, a projeção é de alta de 4,1%, um ponto percentual acima da expectativa anterior.

CONVITE
A cerimônia de apresentação da proposta de modelo regulatório para o pré-sal continua provocando polêmica entre os especialistas. O consultor Adriano Pires, do Cbie, considera "inacreditável" que o presidente Lula tenha enviado um convite para o evento antes da aprovação das mudanças na legislação pelo Congresso.

OPOSIÇÃO
Para Pires, a oposição deveria se manifestar contra o evento. Ele considera a cerimônia uma forma de pressão ao Congresso para aprovar a proposta. "Se o Brasil tivesse uma oposição forte, ela entraria com uma liminar para suspender esse evento."

POPULAR
A Ponte Estratégia, consultoria de marketing, criou o Painel da Maioria, um site de pesquisa sobre a classe C.

NA GÔNDOLA
Na década de 80, na inflação, o brasileiro ia ao supermercado uma vez por mês e enchia o carrinho. Hoje, vai seis vezes ao mês. Em 1960, 15% do abastecimento da população era proveniente de supermercados -hoje são 75%. Os dados estão no livro "O Supermercado Nosso de Cada Dia" (editora Noovha América), que a Apas (Associação Paulista de Supermercados) lança no dia 26.

NA GÔNDOLA 2
De João d'Almeida e William Eid, fundadores da Apas, o livro aborda a história do setor de supermercados no Brasil desde a década de 1950. A obra também conta histórias como a do primeiro supermercado de SP e do Brasil, que foi aberto em 24 de agosto de 1953, o Sirva-se, na esquina da rua da Consolação com a alameda Santos, local que hoje abriga uma loja do Pão de Açúcar.

PORTA ABERTA
Alexandre Melão, sócio da Five, aproveitou o lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida para colocar a empresa no mercado em julho, focada em prospecção e consultoria a projetos imobiliários para a classe C. Até então, a empresa, que se chamava E-Home, fazia parte da holding Ecopar e atendia apenas a incorporadora do grupo, a Ecoesfera. "Agora saímos do grupo para atender mais clientes", afirma Melão. Segundo ele, o público-alvo da consultoria são médias incorporadoras e grandes investidores. A empresa fará prospecção de projetos em um banco de 1.200 terrenos no Estado de São Paulo. Outra área de atuação é venda dos lançamentos. A estratégia da Five inclui a abordagem dos clientes em locais como supermercados e universidades e a divulgação dos lançamentos em mídias digitais, como o Twitter.

BAGAGEM
Jeanine Pires, presidente da Embratur, lançará em setembro a promoção Brasil Now na Europa. O projeto, que foi lançado em março para tentar conter os efeitos da crise global no setor no Brasil, já foi aplicado nos EUA e na América do Sul e agora será ampliado e tornado permanente. A ação da Embratur divulga, em parceria com empresas do setor, os destinos brasileiros para operadores de turismo no exterior. A ideia é aproveitar o momento em que, segundo Pires, já é possível antever a saída da crise. Segundo Pires, os desembarques internacionais no Brasil já se aqueceram. "Março e maio foram ruins. Junho melhorou. Mas só após agosto teremos ideia de como vai fechar 2009."

ACIDENTE
O número de acidentes de trabalho em empresas privadas brasileiras caiu 16,86% em 2008 ante 2007, segundo levantamento da corretora de seguros Marsh, feito com 79 multinacionais e nacionais dos setores metalúrgico, papel e celulose, farmacêutico, químico, têxtil, vidro, varejo e serviço, que, juntas, empregam 148.433 pessoas.

ACIDENTE 2
Segundo a Marsh, a quantidade de acidentes caiu de 2.401 ocorrências, em 2007, para 1.996, em 2008. Os números correspondem a ocorrências no local de trabalho e acidentes de trajeto.

SEGURO
Após o fim do monopólio do mercado de resseguro no Brasil, em 2008, o IRB-Brasil Re tem desenvolvido sua atuação focada no novo cenário concorrencial. A gerência de riscos de energia do IRB-Brasil Re intensificou as visitas às seguradoras que atuam no segmento, para conhecer melhor as demandas dos clientes.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


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