São Paulo, quinta-feira, 22 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Previsão do Fundo em 2004 foi menor que resultado do PIB

DA REDAÇÃO

As previsões do FMI (Fundo Monetário Internacional) para a expansão do Brasil, há um ano, ficaram quase um ponto percentual abaixo do resultado alcançado em 2004. O órgão previa crescimento de 4% para o ano, mas a economia brasileira registrou expansão de 4,9%.
O Fundo também foi pessimista em sua previsão para o crescimento do conjunto dos países emergentes. O FMI previa expansão de 6,6% em setembro do ano passado, mas o grupo cresceu 7,3% em 2004.
Já as projeções para a economia global, para os Estados Unidos e para a zona do euro ficaram bem próximas do resultado verificado. O mundo cresceu 5,1% no ano passado, ante previsão de 5% do FMI. O PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA teve expansão de 4,2%; o Fundo havia previsto 4,3%. Já a zona do euro cresceu 2%, após previsão de 2,2%.
Em setembro do ano passado, o FMI estava otimista em relação ao Japão, apostando que o país cresceria 4,4% naquele ano. O país asiático, no entanto, registrou expansão de apenas 2,7% em 2004.


Texto Anterior: Brasil crescerá menos que o mundo, diz FMI
Próximo Texto: Expansão global será "robusta", mas risco aumentou, diz estudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.