São Paulo, quinta-feira, 22 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ford vai produzir mais híbridos para enfrentar Toyota

DA BLOOMBERG

A Ford anunciou ontem que pretende produzir dez vezes mais carros com motores híbridos, a gasolina e energia elétrica, nos EUA, na tentativa de alcançar a Toyota na produção de veículos menos poluentes.
Mais de metade dos modelos Ford, Lincoln e Mercury da montadora terá versões híbridas até o fim da década, disse William Ford Jr. Isso elevará a produção anual de veículos híbridos da empresa para 250 mil. Os híbridos da Ford serão lucrativos até 2010, disse Ford.
As divisões automobilísticas da Ford na América do Norte tiveram prejuízo em três dos últimos quatro trimestres. William Ford disse ontem que o pretendido plano de reestruturação da montadora poderá ser divulgado dentro de cerca de três meses.
"Na esfera dos híbridos, a questão é se existe demanda significativa por um produto consideravelmente mais caro", disse David Cole, presidente do Center for Automotive Research de Ann Arbor. Os motores a gasolina podem economizar de 20% a 25% em combustível a um custo adicional de US$ 1.000 para o consumidor, disse Cole. Já os híbridos podem ser 30% mais eficientes no consumo de combustível mediante um investimento extra de até US$ 6.000, segundo Cole.
William Ford disse à imprensa no mês passado que a reestruturação anunciada para breve "não prevê apenas cortar, cortar, cortar". O plano incluirá, em vez disso, "novas iniciativas", que ele não especificou na ocasião. "Será um anúncio bastante abrangente e vai surpreender positivamente as pessoas", disse ele.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Álcool será reajustado em 15% nas distribuidoras, dizem produtores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.