São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres são a maioria dos desempregados

DA SUCURSAL DO RIO

A Pesquisa Mensal de Emprego identificou o perfil das pessoas que procuram emprego no país. A maioria dos desempregados é composta por mulheres (55,8%) e pessoas que não são as principais responsáveis pelo sustento da família (74,5%).
Segundo Cimar Azeredo, coordenador da pesquisa, os resultados confirmam que a melhora do mercado de trabalho passou a ser um fator de atração para pessoas que não estavam em busca de emprego.
Entre os que procuraram trabalho em agosto, 38,7% tinham entre 18 e 24 anos, e 46,5%, entre 25 e 49 anos. A maioria dos desempregados já concluiu ao menos o ensino médio: 46,4% possuem 11 anos ou mais de estudo. Os dados confirmam que o mercado de trabalho está exigindo cada vez mais um aumento do nível de instrução.
De acordo com Azeredo, as pessoas que têm baixo nível de instrução e são responsáveis pelo próprio domicílio tendem a aparecer em menor proporção porque não escolhem vaga diante da necessidade de inserção rápida no mercado de trabalho. "Essa pessoa procura se encaixar rapidamente e pode até optar pela informalidade. O fato é que um mercado atraente, com mais emprego com carteira assinada e maior rendimento, estimula a procura por emprego."
A pesquisa detectou também que a maioria já teve um trabalho anterior: 80,3%. A maioria dos desempregados retratados na pesquisa tem tomado providências no dia-a-dia para conseguir trabalho: 84,6% tinham procurado emprego nos sete dias anteriores à pesquisa, e 15,4%, nos 23 dias anteriores. O tempo de procura para 47,4% das pessoas foi de 31 dias a seis meses.


Texto Anterior: Desemprego estaciona em 10,6%; renda sobe 0,7%
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.