São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Texto Anterior | Índice

perfil

Destino de bancos choca historiador

DE WASHINGTON

Na conversa com a Folha, Ron Chernow disse que "levou um choque" ao saber que o Lehman Brothers havia sido colocado à venda. "Estamos falando de um dos grandes nomes da história de Wall Street, sendo vendido a preço de liquidação", afirmou. Mas o que mais chocou o historiador financeiro foi a reação do mercado: "Até onde sei, apenas dois bancos consideraram a compra."
Para ele, "isso mostra quantas instituições financeiras enfraquecidas há hoje em dia na praça e como há apenas algumas que se mantêm fortalecidas". É com certa nostalgia que o nova-iorquino diz isso: desde seus anos nas universidades de Yale e Cambridge e pelas últimas duas décadas pelo menos, Chernow se dedica a estudar a história das instituições bancárias.
Ele publicou seu primeiro livro sobre o assunto em 1990. Era "The House of Morgan - An American Banking Dynasty and the Rise of Modern Finance" (A Casa de Morgan - Uma Dinastia Banqueira Americana e a Ascensão das Finanças Modernas, Simon & Schuster), sobre as origens do conglomerado e sua influência no sistema financeiro mundial ao longo de seguidas gerações.
Mas seus principais trabalhos são duas biografias: "Alexander Hamilton", de 2004, considerada por muitos a biografia definitiva do primeiro secretário do Tesouro dos Estados Unidos, e "Titan - The Life of John D. Rockefeller, Sr" (Vintage, 1999). Nos últimos anos, o historiador vem preparando a biografia de George Washington, trabalho temporariamente interrompido pela crise atual. (SD)


Texto Anterior: Raio X
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.