São Paulo, Sexta-feira, 22 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POSTOS

Medida garantiria 300 mil empregos

Câmara vota proibição de bomba self-service

da Sucursal de Brasília

O projeto que proíbe a instalação de bombas de auto-serviço nos postos de abastecimento de combustíveis foi aprovado ontem pela Câmara em votação simbólica (sem registro de votos no painel eletrônico).
Segundo o autor do projeto, deputado Aldo Rebelo (PC do B-DF), a proibição da automação dos postos garante cerca de 300 mil empregos de frentistas. "O projeto garante empregos, saúde e segurança", afirmou.
Rebelo disse que a automação pode causar prejuízos à saúde da população, que não sabe manusear corretamente as bombas. "Além de gerar desemprego, o sistema de auto-serviço exige do usuário prática e treinamento específicos. A automação não traz nem economia", afirmou.
O projeto de Rebelo estabelece multa de 2.000 Ufirs (R$ 1.960) para postos que instalarem bombas operadas pelo próprio consumidor. Em caso de reincidência, a multa é dobrada. No terceiro descumprimento, o posto é fechado. O projeto ainda precisa ser votado no Senado. O governo terá 90 dias para regulamentar o projeto.
No mês passado, o presidente Fernando Henrique Cardoso fez um acordo com os donos de postos para que a instalação de bombas de auto-serviço fosse suspensa. Embora na solenidade com frentistas de postos de combustíveis FHC tenha apoiado a proibição, deputados de partidos aliados não concordam com o projeto de Rebelo.
"Esse projeto é um absurdo, um retrocesso. A proibição conspira contra a sociedade, pois impede a redução do preço dos combustíveis", disse o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), José Carlos Aleluia (PFL-BA), que não votou.
Segundo o líder do PT na Câmara, José Genoino (SP), o projeto é um instrumento para estancar o desemprego num momento em que o país está numa situação de emergência. "A automação é necessária, mas precisa de freios. (LUIZA DAMÉ)


Texto Anterior: Combustível: Governo confirma fim do subsídio ao álcool
Próximo Texto: Telefonia: Vésper vai investir US$ 1 bi em 3 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.