São Paulo, sábado, 22 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

NOVA SAFRA
A área plantada com grãos no Brasil deverá cair para 45,4 milhões de hectares em 2005/6, prevê a consultoria Agroconsult. Se confirmada, essa área será 6% inferior à do período 2004/5. A maior queda ocorrerá na safra de verão, quando a redução será de 7%.

SOJA LIDERA
Três produtos lideram a queda no período de verão: soja, arroz e algodão. A maior, em área, fica para a soja, cujo plantio recua para 21,3 milhões de hectares -1,9 milhão a menos do que no ano anterior. A maior queda percentual é a do arroz (18%), para 3,3 milhões de hectares.

EM VOLUME
A safra nacional ficará próxima de 115,5 milhões de toneladas, diz a Agroconsult. Esse volume supera em 3,5% o deste ano. A produção de soja vai a 52,7 milhões de toneladas, com alta de 4,8%, e a de milho, para 40 milhões (mais 15%).

SOJA
Plantio cai 7%, diz Safras & Mercados A consultoria Safras & Mercados também divulgou ontem estimativas para a safra de soja de 2005/6. A área destinada à oleaginosa será de 21,7 milhões de hectares, com recuo de 7% em relação ao plantio de 2004/5, quando a área havia atingido 23,3 milhões de hectares. A região Centro-Oeste, maior produtora de soja do país, terá queda de 11% no plantio, puxada pelo recuo de 12% em Mato Grosso. A Safras estima produção nacional de 59,5 milhões de toneladas de soja no período 2005/6, contra 50,8 milhões em 2004/5.

CAMINHO DE VOLTA
O pecuarista Patrick Cone, do Texas (EUA), arrematou nesta semana, em Uberaba (MG), a bezerra Mis Brunela, da raça brahman, de propriedade do Rancho 55. "Isso mostra a evolução da raça no Brasil, já que há apenas dez anos o país iniciava a importação de brahman dos EUA, berço dessa raça", diz Paulo de Castro.

O MELHOR DE SP
Os dez lotes premiados do 4º Concurso Estadual de Qualidade de Café de São Paulo serão industrializados por dez indústrias, entre elas Bourbon Specialty Coffees, Café Canecão e Floresta. Os cafés vencedores serão vendidos nas redes de supermercados.

VACINA EFICIENTE
O governo húngaro disse que sua vacina é eficiente no combate à gripe aviária, atraindo a atenção de EUA e Alemanha.


Texto Anterior: Trabalho: Justiça condena agenciador de bóias-frias
Próximo Texto: Combustíveis: Petrobras investirá mais na exploração de gás
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.