|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Fabricante espera que novo Windows ajude venda de PCs
Companhias preveem vender 4 milhões de computadores neste trimestre com o novo sistema operacional da Microsoft
Previsão anterior era fechar 2009 com 12 milhões de unidades vendidas; agora, resultado deverá superar
o do ano anterior em 8%
JULIO WIZIACK
DA REPORTAGEM LOCAL
O Windows 7, o novo sistema
operacional da Microsoft lançado ontem, chega hoje a 4.000
pontos de venda no país com
preços entre R$ 329 e R$ 669.
O menor valor chega a representar metade do preço de um
computador para baixa renda.
Como a Microsoft não venderá o pacote de atualização do
Windows, passa a valer a pena
adquirir uma máquina (PC, notebook ou netbook) com o novo
sistema instalado.
Estima-se que, nessa modalidade, o software saia, em média, por 10% do preço do equipamento. Isso porque, segundo
a Microsoft, ele entra como
parte integrante do computador, cuja produção desfruta de
benefícios fiscais.
Ontem, no evento de lançamento do Windows 7, em São
Paulo, fabricantes estavam
mais otimistas que a própria
Microsoft. O presidente da Positivo Informática, Hélio Rotenberg, disse prever uma corrida às lojas. "Vamos finalmente ter o Natal dos computadores adiado no ano passado por
causa da crise", disse.
O levantamento mais recente do setor ainda não foi divulgado, mas a Folha apurou que,
até o fim do terceiro trimestre,
foram vendidos 9 milhões de
computadores.
Em agosto, os fabricantes
previram vendas de 2 milhões
de máquinas no quarto trimestre, fechando 2009 com 12 milhões de unidades comercializadas, mesmo total de 2008.
Com a retomada da economia e o lançamento do Windows 7, que funcionará como
atrativo, os fabricantes falam
em 4 milhões de unidades, totalizando 13 milhões em 2009.
A compra do software separadamente deverá ser um negócio para as empresas. Pesquisas de mercado indicam que
60% dos diretores de informática pretendem migrar da versão XP para a atual. Como o
Vista não agradou, as empresas
preferiram esperar pela troca.
Um detalhe: como essas
companhias já investem na capacidade dos equipamentos, a
Microsoft desenvolveu o Windows para gerar redução de
custos, como consumo de energia. Por ano, essa economia seria de R$ 280 por máquina.
Nos EUA, os primeiros testes
de venda foram feitos em julho.
A Microsoft colocou apenas 1
milhão de cópias no mercado.
Elas esgotaram-se em dez dias.
Na Alemanha, a mesma quantidade foi vendida em três dias.
Texto Anterior: Executivos terão corte salarial de 90% Próximo Texto: Internet: Net anuncia venda de pacotes da "banda larga popular" Índice
|