UOL


São Paulo, sábado, 22 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANO DO DRAGÃO

Item de grande influência no índice tem menor alta em 2003

Combustíveis evitam inflação maior

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

Vilões da inflação em 2002, os combustíveis evitam uma alta maior do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em 2003. O preço da gasolina ao consumidor, um dos itens de maior peso no índice, subiu 1,03% de janeiro a outubro. O gás de cozinha aumentou 4,81% no período.
Em 2003, o IPCA, índice oficial do governo, acumula 8,37%. Em 2002, ficara em 12,53%, e os reajustes foram maiores: o preço da gasolina cresceu 12,09%, e o do gás de cozinha, 31,51%.
Especialistas e agentes do setor apontam a queda do rendimento do trabalhador como a principal razão para o menor crescimento dos preços ao consumidor.
Em setembro, a renda caiu 14,6% na comparação com igual mês de 2002, segundo o IBGE.
Por causa da demanda enfraquecida, o repasse dos aumentos na refinaria não tem sido integral. A retração nas vendas de combustíveis chega a 5,28% até setembro.
Para o diretor de Abastecimento da Petrobras, Rogério Manso, a queda na renda e o preço mais alto da gasolina impactaram as vendas, além da maior participação do álcool e do gás natural.
Em 2002, os combustíveis pesaram mais: o gás de cozinha contribuiu com 0,65 ponto percentual na inflação, e a gasolina, com 0,53 ponto. Em 2003, até outubro, a "ajuda" do gás foi de 0,08 ponto, e a da gasolina, de 0,04 ponto.
Neste ano, os itens que mais contribuíram para a inflação foram ônibus urbano e energia elétrica. Subiram 18,51% e 20,70% até outubro, respectivamente.
Segundo o economista Luiz Roberto Cunha (Fecomercio RJ e PUC-RJ), os combustíveis tiveram "papel importante" no controle da inflação. A valorização do real foi determinante para "segurar" os reajustes: "Neutralizou a pressão do preço do petróleo."
Segundo Manso, as cotações internacionais, em 2002, passaram a um patamar mais alto e o câmbio estava mais pressionado.


Texto Anterior: Opinião econômica: Limites da Alca "light"
Próximo Texto: Imprevidência: Lula diz que Orçamento não tem verba para dívida com aposentados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.