São Paulo, sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINÉRIO DE FERRO

Vale fecha alta de 9,5% em 2007 com siderúrgica chinesa

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

Maior produtora mundial de minério de ferro, a Vale do Rio Doce concluiu ontem negociações com a siderúrgica chinesa Baosteel, a maior daquele país, sobre o preço do produto em 2007. Foi fixado um reajuste de 9,5%, percentual válido para todos os outros contratos do setor.
O reajuste para 2007 está distante do recorde histórico de reajuste de preços do minério, batido em 2005, quando a alta foi de 71,5%. Neste ano, o aumento foi de 19%.
Com a estabilização proporcionada pelo Plano Real, a cotação do minério subiu 153% de 1995 a 2007.
Pela primeira vez, a Vale fechou o preço do minério com uma siderúrgica da China, atual maior produtora mundial de aço. É tradição nesse mercado que o preço seja definido por contrato entre uma grande mineradora e uma usina internacional.
O reajuste tem validade para o minério de ferro do tipo fino de Carajás (Pará) e para o minério de ferro fino do Sistema Sul (Minas Gerais), excluindo o preço de frete. Os preços por tonelada vão passar dos atuais R$ 56,23 para R$ 61,57 a partir do próximo ano.


Texto Anterior: Credit Suisse leva controle da gestora Hedging-Griffo
Próximo Texto: Negócios: Nippon Steel eleva parcela na Usiminas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.