São Paulo, terça-feira, 22 de dezembro de 2009

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Walmart planeja investir R$ 2,2 bi no país em 2010

Será o maior investimento fora dos EUA no próximo ano; grupo está presente em 16 países

Serão gerados 10 mil empregos com a abertura de até 110 lojas; bandeiras voltadas para as classes C, D e E serão privilegiadas

DA REPORTAGEM LOCAL

O Walmart vai investir R$ 2,2 bilhões no Brasil em 2010 com a abertura de 100 a 110 novas lojas. É o maior investimento planejado para o ano que vem em uma subsidiária da rede americana no exterior.
Reflete, segundo o presidente da companhia no Brasil, Héctor Núñez, o momento pelo qual o país está passando.
"As notícias do Brasil não param de ser fantásticas", disse o executivo, que fez o anúncio ao lado do ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, ontem em São Paulo. A previsão da empresa é gerar 10 mil novos postos de trabalho.
Núñez não descarta aquisições, mas diz que a prioridade é o crescimento orgânico. Serão abertas novas lojas de todas as bandeiras da rede, mas o foco maior é a expansão das redes que atendem às classe C, D e E, como Todo Dia (varejo) e Maxxi (atacado).
"O Brasil hoje é um país de classe média", disse o executivo americano de origem cubana que está à frente do Walmart Brasil desde janeiro de 2008.
O Walmart faturou R$ 17 bilhões em 2008 e vem crescendo a taxas superiores a 10%.
Segundo Núñez, o Brasil já figura entre as quatro maiores filiais do grupo, que está presente em 15 países, além dos EUA.
O executivo não quis revelar metas de crescimento para 2010. "Entendemos que vamos ter retorno", afirmou.
Diante da resposta evasiva, o ministro Miguel Jorge, que começou a vida profissional como jornalista, calculou que, pelo tamanho do investimento e do crescimento da companhia em 2008 -13%, último dado disponível-, seria razoável estimar um crescimento de "15% a 20%" para 2010.
"Com essas metas, ele está pior que o meu chefe", respondeu o presidente do Walmart, em tom de brincadeira.
O investimento anunciado ontem representa um incremento de quase 40% em relação ao que foi investido em 2009 e se soma a um investimento de R$ 4,5 bilhões feito pela rede nos últimos cinco anos no país. "É uma continuação ou aceleração dos investimentos que já vínhamos fazendo", disse o executivo.
O presidente do Walmart disse ainda que a companhia cumpriu e superou os investimentos prometidos para 2009, anunciados em agosto de 2008 durante reunião com o presidente Lula em Brasília.
"Investimos um pouco acima de R$ 1,6 bilhão em 2009 e abrimos 91 lojas quando a previsão era de 80 a 90 lojas", disse. "2009 foi um ano muito bom."
A operação de varejo virtual do Walmart, inaugurada em outubro do ano passado, também receberá uma atenção especial dentro do plano de investimentos de 2010.
"Estamos 18 meses na frente do nosso plano de negócios original", afirmou o executivo sem revelar números.
O executivo disse que os planos da companhia não se alteram com a movimentação do setor, como a recente aquisição do controle da Casas Bahia pelo grupo Pão de Açúcar.
"Fazemos parte da cadeia de alimentos e vamos continuar investindo em não alimentos", disse Núñez.
"Com o sucesso do programa Minha Casa Minha Vida [de construção de casas populares com subsídio do governo], apostamos no aumento das vendas de eletrodomésticos, móveis e objetos para casa."
As novas lojas da rede serão todas "ecoeficientes", com consumo reduzido de água e energia e emissões menores de gases de efeito estufa.
(MARIANA BARBOSA)


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