São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006 |
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O VAIVÉM DAS COMMODITIES COTAS E CORTES A Aliança Láctea Global, da qual o Brasil participa, entregou ontem à Agricultura e ao Itamaraty propostas para a Rodada Doha no setor de leite: ampliação de cotas e a elevação dos percentuais de cortes nas tarifas sugeridas pela UE na reunião realizada em Hong Kong, em dezembro. INSUFICIENTE A UE propôs corte de 39% nas tarifas. Os produtos querem até 70%. A produção mundial foi de 550 bilhões de litros de leite em 2005, e o comércio mundial movimentou 40 bilhões. Só 7% da produção é comercializada livremente. Os subsídios estão próximos de US$ 40 bilhões por ano. EFEITO CARNAVAL O baixo consumo de carne no Carnaval foi sentido fortemente ontem pelos pecuaristas. Muitos frigoríficos saíram do mercado, e os que ficaram ofereceram preços abaixo dos que vinham sendo praticados. GRIPE AVIÁRIA Avanço da doença ameaça commodities Após ter atingido a Ásia e passado pela África, a gripe aviária se espalha por vários países da Europa. O temor sobre os efeitos dessa doença afeta o consumo de frango, e deve também ter efeito sobre a utilização mundial de soja e de milho. As expectativas são de demanda menor por esses produtos, o que provocou a redução dos preços nos últimos dias, segundo informações de analistas de mercado à agência Bloomberg. Os EUA, líderes na produção mundial de soja e milho, seriam um dos grandes afetados. O primeiro contrato de milho foi negociado com queda de 2% ontem em Chicago, enquanto a soja em grãos teve redução de 2,3%. O farelo, utilizado na produção de rações, teve queda ainda maior: de 2,5%. NOS TRILHOS 1 A ALL (América Latina Logística) aposta na evolução da safra agrícola. A empresa vai adquirir mil vagões graneleiros anualmente. O investimento será de R$ 255 milhões anuais. NOS TRILHOS 2 A ALL aumentou a participação de 51% para 68% em 2005 nos portos em que atua, além de elevar em 9% o volume movimentado. Apesar da quebra da safra gaúcha, soja e derivados, fertilizantes, açúcar e milho foram os destaques na movimentação de cargas. NOS TRILHOS 3 Outra empresa que teve boa participação dos produtos agrícolas no volume movimentado foi a MRS Logística. A empresa avançou nas movimentações agrícolas no interior paulista e no Centro-Oeste com acordos com a Caramuru, Coinbra e Cosan. Texto Anterior: Biossegurança: Acordo internacional eleva o custo Brasil Próximo Texto: Consumo: Redução de álcool na gasolina começa na 4ª Índice |
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