São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

COTAS E CORTES
A Aliança Láctea Global, da qual o Brasil participa, entregou ontem à Agricultura e ao Itamaraty propostas para a Rodada Doha no setor de leite: ampliação de cotas e a elevação dos percentuais de cortes nas tarifas sugeridas pela UE na reunião realizada em Hong Kong, em dezembro.

INSUFICIENTE
A UE propôs corte de 39% nas tarifas. Os produtos querem até 70%. A produção mundial foi de 550 bilhões de litros de leite em 2005, e o comércio mundial movimentou 40 bilhões. Só 7% da produção é comercializada livremente. Os subsídios estão próximos de US$ 40 bilhões por ano.

EFEITO CARNAVAL
O baixo consumo de carne no Carnaval foi sentido fortemente ontem pelos pecuaristas. Muitos frigoríficos saíram do mercado, e os que ficaram ofereceram preços abaixo dos que vinham sendo praticados.

GRIPE AVIÁRIA
Avanço da doença ameaça commodities

Após ter atingido a Ásia e passado pela África, a gripe aviária se espalha por vários países da Europa. O temor sobre os efeitos dessa doença afeta o consumo de frango, e deve também ter efeito sobre a utilização mundial de soja e de milho. As expectativas são de demanda menor por esses produtos, o que provocou a redução dos preços nos últimos dias, segundo informações de analistas de mercado à agência Bloomberg. Os EUA, líderes na produção mundial de soja e milho, seriam um dos grandes afetados. O primeiro contrato de milho foi negociado com queda de 2% ontem em Chicago, enquanto a soja em grãos teve redução de 2,3%. O farelo, utilizado na produção de rações, teve queda ainda maior: de 2,5%.

NOS TRILHOS 1
A ALL (América Latina Logística) aposta na evolução da safra agrícola. A empresa vai adquirir mil vagões graneleiros anualmente. O investimento será de R$ 255 milhões anuais.

NOS TRILHOS 2
A ALL aumentou a participação de 51% para 68% em 2005 nos portos em que atua, além de elevar em 9% o volume movimentado. Apesar da quebra da safra gaúcha, soja e derivados, fertilizantes, açúcar e milho foram os destaques na movimentação de cargas.

NOS TRILHOS 3
Outra empresa que teve boa participação dos produtos agrícolas no volume movimentado foi a MRS Logística. A empresa avançou nas movimentações agrícolas no interior paulista e no Centro-Oeste com acordos com a Caramuru, Coinbra e Cosan.


Texto Anterior: Biossegurança: Acordo internacional eleva o custo Brasil
Próximo Texto: Consumo: Redução de álcool na gasolina começa na 4ª
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.