São Paulo, sexta-feira, 23 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNA registra queda no PIB agropecuário

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Contrariando números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) divulgou ontem dados que mostram que o setor agropecuário apresentou retração, e não crescimento, em 2006.
Nas contas da CNA, em parceria com a Universidade de São Paulo, o PIB do setor encolheu 2,12% no ano passado. E isso aconteceu porque, mesmo com o aumento na produção registrado em 2006, ele não foi suficiente para compensar a queda nos preços dos principais produtos agrícolas.
De acordo com esse levantamento, a produção agrícola teve crescimento de 4,5%, enquanto na pecuária a expansão foi de 3,8%. Já os preços médios praticados nessas duas atividades caíram 4,6% e 7,9%, respectivamente.
Já para o IBGE, o setor agropecuário cresceu 3,2% no ano passado, acima, portanto, dos 2,9% de expansão registrado pelo PIB como um todo. Pelos dados oficiais, o melhor desempenho de safras como a de café, milho e feijão ajudou a expansão.
A CNA vê uma outra realidade. De acordo com Ricardo Cotta Ferreira, superintendente da entidade, o aumento nos preços dos insumos agrícolas e o elevado custo de financiamento têm corroído a rentabilidade dos produtores, o que explica o resultado negativo de 2006.
O presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, explica que a metodologia usada pelo IBGE dá maior ênfase à produção física de cada atividade econômica, reduzindo o peso dos preços. Segundo ele, essa é a maneira recomendada para medir o PIB total do país e é usada também para o PIB agrícola.
A pesquisa da CNA, por sua vez, dá mais importância aos preços, e seus indicadores acabam refletindo mais a variação na renda dos produtores agrícolas.
Apesar de ter apurado queda no PIB do agronegócio em 2006, a CNA registra recuperação nos últimos meses do ano passado. Entre novembro e dezembro, o crescimento foi de 0,13%, puxado pela expansão de 0,54% da agricultura. O PIB da pecuária caiu 0,89%.


Texto Anterior: "Invasão" adia a liberação de transgênico
Próximo Texto: Cade terá acesso a dados do setor de suco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.