São Paulo, segunda-feira, 23 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego pode atingir 231 milhões, diz OIT

DA EFE

Para o diretor geral da OIT (Organização Internacional do Trabalho), a crise econômica internacional "se transformou em uma crise global de emprego". "O desemprego, em nível mundial, pode afetar até 231 milhões de pessoas em 2009, o que significaria um aumento de 52 milhões na comparação com 2007", alertou Juan Somavía.
Na sua avaliação, a atual conjuntura "colocou em perigo, em tão poucos meses, grande parte dos avanços que o mundo obteve nos últimos 15 anos em matéria de redução da pobreza". A situação é especialmente delicada nos países em desenvolvimento, como alguns latino-americanos, onde o aumento do desemprego se somou à pobreza dos trabalhadores -em algumas regiões, eles chegam a ganhar menos de US$ 2 por dia, destacou Somavía.
A fim de resolver esses problemas, afirmou o diretor da OIT, é preciso restabelecer o fluxo internacional de capitais para garantir a continuidade dos investimentos e conseguir que os bancos voltem a conceder crédito para empresas e consumidores.


Texto Anterior: Sem acordo, Pirelli enfrenta greve em SP
Próximo Texto: Folhainvest
Investidores ainda fogem da poupança

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.