São Paulo, quinta-feira, 23 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo admite estudos para elevar a Cide

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Edson Lobão (Minas e Energia) disse ontem, ao deixar uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o governo estuda aumentar os impostos cobrados sobre combustíveis para compensar a queda na arrecadação causada pela crise econômica.
Conforme antecipado pela Folha ontem, uma das alternativas em estudo é baixar o valor da gasolina vendida na refinaria -acompanhando a tendência de queda do petróleo no mercado internacional-, e aumentar a Cide, tributo usado para financiar a manutenção de estradas e que é cobrado sobre a venda de combustíveis.
Com isso, o aumento da arrecadação seria financiado pelos donos de carros, pois o aumento nos impostos neutralizaria o efeito nas refinarias. "Estamos estudando a repercussão financeira desta redução de custo do preço da gasolina e do diesel e se isso vai para Cide ou não vai para a Cide, não há uma decisão ainda", disse Lobão.
Com o preço do álcool em queda, fica cada vez mais vantajoso para o consumidor comprar o combustível. Isso leva a Petrobras a perder receita, e a União também, pois não há cobrança de Cide sobre o álcool. (SI)


Texto Anterior: Supermercados crescem acima da média no NE
Próximo Texto: Bolsa de SP resiste à queda em Nova York e avança 1%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.