São Paulo, sexta-feira, 23 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado fará usina sozinho se precisar, diz Lula

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a saída de empresas privadas do consórcio que venceu o leilão de Belo Monte não impedirá a construção da usina. Segundo ele, a Chesf, subsidiária da Eletrobras, que tem 49,98% da participação no consórcio, vai construir a hidrelétrica sozinha se for preciso.
"No leilão entrou quem quis e sai quem quer depois. Não tem nenhum cadeado fechando a porta. Tem várias portas. A única coisa que eu digo é o seguinte: nós, enquanto Estado brasileiro, enquanto empresa pública, faremos sozinhos o que for necessário fazer", disse, após almoço no Itamaraty em recepção ao presidente do Líbano, Michel Suleiman.
Questionado sobre a saída de empresas da disputa, Lula disse: "Caíram fora porque quiseram. Disputa é disputa".
O presidente rebateu ainda críticas feitas pela imprensa sobre a construção de Belo Monte e sobre a realização do leilão.
"O argumento dos contra é dizer que o preço foi barato. Eu achei fantástico. Nós fazemos leilão pra quê? Pra que a melhor oferta ganhe e a melhor oferta é o preço de energia que vai chegar para o consumidor. De repente, a menor oferta ganha e as pessoas começam a dizer "mas foi oferecido por empresas pequenas, as grandes caíram fora'", afirmou.
Sobre o impacto ambiental da obra, o presidente disse que não afetará os índios e as comunidades ribeirinhas e que serão investidos R$ 3,5 bilhões para evitar danos à região. Lula também contestou as liminares concedidas pela Justiça, já que um dos argumentos é que não houve audiências públicas.
"Disseram que não houve audiência pública. Se a gente perguntar para a torcida do Corinthians se ela está de acordo com a derrota para o Santos, nunca vai estar. Nós fizemos leilões e audiências públicas como nunca ninguém fez. "Ah, mas o governo está levando gente. Quer dizer que quem é contra pode levar, quem é favorável não pode ir"?, questionou.
(SIMONE IGLESIAS)


Texto Anterior: Protesto: Indígenas suspendem ocupação de área
Próximo Texto: Deficit fiscal da UE em 2009 é maior do que o esperado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.