São Paulo, sexta-feira, 23 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa respira com NY e encerra o dia em alta

Bolsa chega a cair 1,7% com Grécia; dólar vai a R$ 1,765

FABRICIO VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Grécia voltou a incomodar, e os mercados acionários na Europa encerraram no vermelho. Já a BM&FBovespa conseguiu respirar no fim do dia, na esteira da recuperação de Wall Street, para fechar com pequeno ganho de 0,10%.
O novo rebaixamento da nota de risco da Grécia, pela agência Moody's, somado à informação de que o deficit fiscal do país foi mais elevado que o esperado, azedou o humor dos investidores. A Bolsa de Atenas recuou 3,9% e arrastou os principais mercados. Em Londres, houve queda de 1,02%; Frankfurt perdeu 0,99%. Tóquio teve baixa de 1,27%.
A tensão externa pressionou o dólar, que subiu 0,68% diante do real, vendido a R$ 1,765.
O investidor norte-americano resolveu ir às compras no fim do pregão, motivado pela expectativa de que grandes empresas, como Amazon e American Express, divulgariam resultados trimestrais animadores após o fechamento dos negócios. As ações da American Express subiram 1,7%. Os papéis da Amazon ganharam 2,5%. O índice Dow Jones subiu 0,08%.
O discurso do presidente dos EUA, Barack Obama, também foi acompanhado com atenção. Obama afirmou que a reforma do sistema financeiro americano buscará evitar problemas como os que desencadearam a crise de 2008 e que os contribuintes não socorrerão mais as instituições financeiras.
A BM&FBovespa chegou a recuar 1,7%. Apenas na etapa final de operações o índice Ibovespa saiu do vermelho, para terminar a 69.386 pontos.
A alta das ações do setor de siderurgia e mineração foi decisiva para a Bolsa brasileira escapar de um dia de perdas. No segmento, Gerdau puxou a fila, com apreciação de 2,02%. A ação ordinária da CSN ganhou 0,74%. Para Vale PNA, a ação mais negociada do dia, a alta ficou em 0,56%. A informação de que a empresa concluiu a negociação do preço do minério de ferro com todos os seus clientes foi bem recebida.
"O momento é dos mais positivos para a Vale e ainda estamos bastante otimistas com o desempenho da ação, ao menos até o final de 2010. A disputa das siderúrgicas chinesas e europeias parece ter sido em vão e elas já estão comprando o minério da empresa brasileira", afirmou, em relatório, a Link Investimentos.
Já a Petrobras não conseguiu manter obter resultado positivo. Sua ação preferencial recuou 1,28% -o que segurou um pouco a recuperação do Ibovespa. A ação ON da OGX também decepcionou e caiu 2,34%.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Imóveis: Financiamento imobiliário bate recorde no mês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.